SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
38490 - PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE EXERCEM A GESTÃO NOS ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE ACERCA DO TRABALHO E FORMAÇÃO THEO DUARTE DA COSTA - UFRN, MARIA CLARA PAIVA FREIRE - UFRN, PÉTALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR - UFRN, ROSIRES MAGALI BEZERRA DE BARROS - UFRN
Apresentação/Introdução Cada vez mais, é possível verificar nos serviços de saúde discussões referentes à qualidade, no contexto em que os gestores precisam conhecer o processo de trabalho e possuir capacidade de autonomia e intervenção para o funcionamento qualificado dos serviços. Assim, surge o questionamento: Qual é a percepção dos profissionais gestores que atuam na gestão da atenção Primária sobre o seu trabalho?
Objetivos Compreender a percepção dos profissionais que exercem a gestão nos estabelecimentos assistenciais de saúde acerca de seu trabalho e formação
Metodologia Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, realizada em estabelecimentos assistenciais de saúde pública (atenção básica) de um município do Nordeste do Brasil. A população foram os gestores dessas unidades. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas individuais após a anuência e assinatura dos sujeitos do Termo de Consentimento Livre. A análise dos dados ocorreu a partir das gravações obtidas das respostas nas perguntas abertas, que foram transcritas pela autora após a coleta e submetidas à análise textual lexicográfica, com auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ).
Resultados Ao analisar as concepções dos profissionais entrevistados, foi possível notar uma abertura para o reconhecimento da necessidade de uma formação especifica na área, como forma de adquirir as competências necessárias e alcançar um desempenho eficiente e eficaz para o exercício da profissão. Destacou-se, também, a necessidade de desenvolver e aperfeiçoar uma capacidade de liderança, gerir recursos e lidar com as diversidades, como também um aperfeiçoamento durante a formação acadêmica por meio da realidade do dia a dia no serviço, como forma de aprimorar a teoria estudada, o que leva a uma melhor compreensão dos processo de trabalho e das dificuldades enfrentadas pela saúde.
Conclusões/Considerações O estudo permitiu compreender as concepções dos profissionais, sustentando a necessidade urgente de capacitações e qualificações dos profissionais já atuantes, e seguir na formação específica para atuação desses profissionais.
|