SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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38486 - A PRECEPTORIA NO ÂMBITO DA APS: PERFIL, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O QUADRILÁTERO DA FORMAÇÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO/SP AFONSO LUÍS PUIG PEREIRA - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, CELSO ZILBOVICIUS - USP
Apresentação/Introdução A formação de graduandos da área da saúde com foco nas necessidades de saúde da população continua sendo um desafio. Esta formação envolve atores das instituições de ensino, da assistência à saúde, de todas esferas de gestão e da comunidade. Como um elo estratégico desta integração, destaca-se a figura do preceptor, profissional que assume o processo pedagógico nos serviços de saúde.
Objetivos Revelar as competências, as motivações e a formação para o exercício da preceptoria; conhecer o processo ensino-aprendizagem e saber qual a participação de cada face do quadrilátero.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa através de entrevista semiestruturada com preceptores de graduandos no âmbito da APS, no município de São Paulo/SP. O arcabouço teórico para análise dos dados foi a Teoria de Paulo Freire e o Quadrilátero da Formação de Ceccim e Feuerwerker (2004). As categorias e subcategorias emergiram da sistematização do material, sendo agrupadas e reagrupadas durante o processo de análise. Utilizou-se amostra por conveniência com 14 preceptores de estudantes de graduação no âmbito da APS. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo com parecer 2.745.563.
Resultados Os participantes da pesquisa eram médicos, enfermeiros, dentista e ACS. A média de idade foi de 35,1 anos e 64,5% gênero feminino. Somente 4 tiveram formação para preceptoria.
Como destaques principais, relatou-se que conhecer o processo ensino-aprendizagem é essencial para a preceptoria, compreender sua atuação no SUS na perspectiva epidemiológica e ter comprometimento civilizatório frente ao contexto social.
Sobre o processo ensino-aprendizagem a maioria não problematiza os processos ou a realidade e apenas os preceptores capacitados em preceptoria citaram metodologias ativas.
No que tange a integração ensino-serviço há distância entre IES, gestão e comunidade dos preceptores.
Conclusões/Considerações Formar preceptores é essencial para compor um perfil pedagógico adequado, fomentando seu papel de educador e instrumentalizando-os de ferramentas metodológicas e avaliativas. Sobre a integração as barreiras foram: sobrecarga de trabalho, desvalorização da saúde pública, falta de apoio pedagógico e distanciamento da comunidade. Entre as contribuições destaca-se o trabalho interprofissional e a aproximação entre as IES e a gestão.
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