Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

38464 - PROCESSOS DE ENSINAGEM SOBRE APLICAÇÃO DA AURICULOTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA
ANA CLÉA VERAS CAMURÇA VIEIRA - UNIFOR, MARIA EDUARDA JUCÁ DE PAZ BARBOSA - UNIFOR, KARINA PEDROZA DE OLIVEIRA - UNIFOR, ANTONIO AUGUSTO FERREIRA CARIOCA - UNIFOR, LUIZA JANE EYRE DE SOUZA VIEIRA - UNIFOR


Período de Realização
Fevereiro a dezembro 2021.

Objeto da experiência
Metodologias ativas no processos de ensino e aprendizagem na formação de profissionais de saúde sobre auriculoterapia para pacientes com fibromialgia.

Objetivos
Aplicar metodologias ativas com recursos lúdicos (moldes anatômicos de orelha, jogos mnemônicos e narrativas) nos processos de ensinagem sobre o uso da auriculoterapia em pacientes com fibromialgia em um centro especializado de reabilitação.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre as práticas de formação em auriculoterapia, no Estágio Supervisionado I, no curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza, Ceará, no período de fevereiro a dezembro 2021. As metodologias ativas seguiram os apontamentos teóricos e metodológicos sobre racionalidade médica e a luz da perspectiva integradora para fundamentar o entendimento sobre as práticas em saúde correlatas a medicina tradicional chinesa.

Resultados
Observa-se na formação dos profissionais de saúde lacunas sobre o entendimento da saúde humana e as múltiplas formas de cuidar, incluindo a concepção pluridimensional que compreende os elementos biopsicossocial e espiritual. Exemplifica-se essa complexidade nos processos de adoecimento e cuidado em pacientes com fibromialgia quando se associa todas essas dimensões na aplicação da auriculoterapia. Entretanto, a busca desse diálogo nos impulsiona a criar e aplicar formas motivadoras de ensinagem.

Análise Crítica
Percebe-se a necessária reflexão e compreensão sobre adoecimento, para além da fragmentação e especialização da biomedicina. As tensões históricas que persistem entre os paradigmas, se faz oportuno que o pluralismo de metodologias ativas subsidiem as singularidades e multidimensionalidades das formas de cuidar. Recriar com aportes didático-assistenciais as práticas de cuidado legitimadas na Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares é o caminho possível.

Conclusões e/ou Recomendações
Pondera-se que a produção de conhecimento norteada pelas metodologias ativas na perspectiva dialógica e paradigmática contemple lacunas que perduram nos processos de ensinagem do uso da auriculoterapia para pessoas com fibromialgia. Essa condução metodológica amplia olhares sobre o cuidado integral e considera o desafio de manter a saúde em seu conceito ampliado, diante de uma sociedade em que prevalece o paradigma biomédico.