Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

38251 - AS POTENCIALIDADES DO USO DA SÉRIE UNIDADE BÁSICA PARA FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDICO SOBRE A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.
ISABELA NAVES CONCIANI - UFPR, LARISSA CRISTINE FRANCO GERALDO - UFPR, DOUGLAS THAYNÃ VIEIRA DE SOUZA - UFPR, HELENA LEMOS PETTA - USP, DEIVISSON VIANNA DANTAS DOS SANTOS - UFPR, SABRINA STEFANELLO - UFPR


Apresentação/Introdução
Apesar do ensino médico brasileiro ser pautado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), a atenção primária em saúde (APS), como cenário de prática, permanece sendo negligenciada nos currículos de muitas escolas.

Objetivos
Neste estudo, buscamos compreender o uso da série Unidade Básica como um recurso educacional de reflexão com o foco na APS.

Metodologia
trata-se de um estudo qualitativo baseado na análise de entrevistas realizadas com docentes de diversas escolas médicas que utilizam a série em variadas disciplinas. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas segundo a fenomenologia hermenêutica de Ricoeur, gerando os resultados do estudo.

Resultados
Foram realizadas 18 entrevistas com docentes da graduação em Medicina e preceptores e tutores de programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade. Os docentes relataram utilizar os episódios da série como incentivo para o debate dos princípios teóricos e atributos APS de maneira mais interativa e interessante para os alunos. Os entrevistados relatam uma ampla aceitação do material pelos discentes, aumentando a participação em sala de aula, inclusive em períodos de ensino a distância. A maior crítica feita ao material foi a falta de representatividade da equipe multiprofissional da APS na série.

Conclusões/Considerações
a série apresenta grande potencial para reflexão sobre APS enquanto estratégia de atenção. Assim como, para aproximar os alunos de maneira lúdica ao tema e aumentar o interesse na prática médica generalista.