Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44888 - IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UMA CIDADE DO CEARÁ: AVANÇOS E POSSIBILIDADES
DÉBORA JOYCE NASCIMENTO FREITAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, ANA PAULA PRACIANO TEIXEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MARCIONILIA DE ARAÚJO LIMA NETA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, MARIA EMANUELLE RIBEIRO MENDES - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, LUKAS ANDRADE LIMA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, MAIRA DOS SANTOS ALBUQUERQUE - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, ALINE DA SILVA PEREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, FRANCISCO RICARDO NASCIMENTO FREITAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DELTA DA PARNAÍBA, ANTÔNIO TIAGO DA SILVA SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL DELTA DA PARNAÍBA


Período de Realização
A experiência ocorreu no ano de 2021, em uma cidade no interior do Ceará

Objeto da experiência
O objetivo da experiência é descrever sobre a implantação de um Núcleo de Educação Permanente

Objetivos
Através da experiência buscou-se relatar sobre os avanços ocorridos após a implantação de um Núcleo de Educação Permanente e sobre as novas possibilidades nos processos formativos na área da saúde e na prática profissional

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência, realizado em uma cidade no interior do Ceará, pelos membros do Núcleo de Educação Permanente (NEP) local. A Rede Saúde Escola, oportunizou a implantação/implementação dos NEP nos municípios do interior do Ceará. Após o processo de criação realizou-se um momento de imersão e compartilhamento de experiências, com as representações estaduais, regionais e municipais, promovendo debates os desafios e potencialidades da Educação Permanente

Resultados
Apesar da existência desses dispositivos em parte dos hospitais e em outros serviços de saúde das capitais do Ceará e do Brasil, muitos municípios estabeleciam suas atividades sem o apoio da Educação Permanente. A partir da implantação do núcleo, com a definição dos membros e da criação do plano de ação foi possível criar ações que fortaleceram a atuação dos colaboradores da área da saúde, promovendo avanços e possibilidades para a criação de outras estratégias inovadoras.

Análise Crítica
Apesar dos avanços no exercício profissional, na área da saúde, relacionados o acesso mais facilitado a informações e a especialistas nessa área, observou-se a necessidade de fortalecer o embasamento da prática profissional através da educação em saúde. Assim, para construção do plano de ação do núcleo de educação permanente, considerou-se a implementação de ações, que de fato, fossem impactantes para a prática profissional e que promovesse a articulação entre os diversos seguimentos da rede

Conclusões e/ou Recomendações
Assim, conclui-se que a implantação e implementação dos Núcleo de Educação Permanente em outros municípios pode contribuir na realização de um planejamento estratégico de ações de educação em saúde que possam impactar na qualificação profissional e na qualidade dos serviços ofertados