Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44729 - GAMIFICAÇÃO DOS SINAIS NEUROLÓGICOS DA HANSENÍASE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA
LARAH LUIZA SILVA SANTOS CAETANO - CESMAC, KAROLINA MOURA - CESMAC, ELAINE CRISTINA TÔRRES OLIVEIRA - CESMAC, CAMILA DE BARROS PRADO MOURA SALES - CESMAC, RENATA CHEQUELLER DE ALMEIDA - CESMAC


Período de Realização
A experiência vivenciada ocorreu no período de março de 2022 a maio de 2022.

Objeto da experiência
Desenvolvimento e execução de ação lúdica e educativa para escolares sobre sintomas e comprometimento neurológico causados pela Hanseníase.

Objetivos
Relatar a experiência de acadêmicos de medicina na elaboração e execução de ação extensionista realizada com escolares acerca dos sintomas e comprometimento neurológico da Hanseníase.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades vivenciadas durante projeto de extensão universitária, desenvolvido por acadêmicos do terceiro período do curso de Medicina do Centro Universitário CESMAC, em Maceió-AL. A experiência em questão teve como público-alvo estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola estadual e utilizou de metodologias lúdicas e ativas, como gamificação e um protótipo de “telefone sem fio” para abordar a temática objeto da experiência.

Resultados
Participaram das atividades do projeto de extensão "De Olho na Hanseníase" 70 estudantes de uma escola estadual. Para apresentação dos sinais e sintomas e comprometimento neurológico da doença, um protótipo de “telefone sem fio” foi aplicado e os alunos puderam vivenciar na prática, a atividade neural e seu comprometimento provocado pela doença. Além disso, um jogo entre equipes foi realizado e cada pergunta vinha de um dado gigante jogado pelos escolares.

Análise Crítica
As atividades lúdicas do projeto de extensão conseguiram abordar de forma lúdica a temática proposta e tiveram uma boa adesão dos participantes. A gamificação foi a técnica que atingiu maior êxito em ambas as turmas, sendo um método atrativo para ampliar conhecimento. A simulação da atividade neural provocou curiosidade entre os mais jovens devido, possivelmente, ao momento de descobertas do ciclo de vida. A interação entre os participantes facilitou a abordagem neurológica da doença.

Conclusões e/ou Recomendações
Esta experiência foi uma forma efetiva de educação em saúde, uma vez que os jovens aprenderam sobre os sinais e sintomas da Hanseníase, podendo prevenir o avanço dessa doença em possíveis infectados em suas famílias, sendo componentes de uma busca ativa indireta. Destaca-se a importância da utilização de didáticas não tradicionais, como a gamificação para fixação do tema.