Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44664 - INTERVENÇÃO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM GRUPO PARA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL NO NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA (NASFAB)
JOSIANE MIRANDA - PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA, CARLA BARBOSA RODRIGUES DA SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA, YARA RAFAELA PAVANI - PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA, ALANE FREITAS DE OLIVEIRA DIAS - PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA, FAEDRA ROSADA - PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA, DENISE FERRO - PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


Período de Realização
O presente relato teve início em abril de 2022 e será finalizado em julho de 2022.

Objeto da experiência
O objeto da experiência são pessoas adultas que tenham interesse em mudar seu estilo de vida para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

Objetivos
Modificar padrões de pensamentos de pessoas que estejam acima do peso e queiram mudar seu estilo de vida, através de intervenções mediadas por profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica da cidade de Limeira, numa atuação interdisciplinar.

Metodologia
As intervenções são realizadas em grupo, que acontece uma vez por semana, sendo encontros de cerca de 2 horas de duração, por um período de três meses consecutivos. As participantes são acompanhadas nesse período por psicóloga, 2 fisioterapeutas e uma nutricionista atuantes no NASF. As participantes são avaliadas ao início e ao final do grupo.

Resultados
Ao final das intervenções, espera-se que todas as participantes que frequentarem e finalizarem o grupo tenham redução do peso, medida corporal e Índice de Massa Corpórea (IMC), bem como diminuição de riscos para doenças crônicas não transmissíveis, sendo que possivelmente as participantes assíduas possam de fato modificar inclusive a classificação do seu respectivo IMC.

Análise Crítica
Este trabalho se mostra de grande valia, pois além de favorecer mudanças permanentes que possibilitam a prevenção de diversas doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade e hipertensão, também aproxima a população do território da equipe de saúde local, o que possibilita maior resolutividade dos atendimentos de saúde, bem como a possibilidade do acompanhamento longitudinal da vida e condições psicossociais das pessoas atendidas.

Conclusões e/ou Recomendações
Sugere-se que a orientação profissional adequada e o apoio em grupo são estratégias de grande valia para a diminuição de maus hábitos alimentares e adoção de um estilo de vida saudável que garanta maior qualidade de vida e saúde física e mental para a população. Além disso, as técnicas empregadas têm se mostrado eficazes ao favorecer mudanças duradouras no comportamento alimentar de pessoas obesas e acima do peso.