SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44525 - ESTRATÉGIAS EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA FORTALECIMENTO DO SUS, EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19. DILENE EBELING VENDRAMINI DURAN - SMS/CORUMBÁ, LUCIA REGINA DE AZEVEDO NICIDA - CEDAPS, TATIANA DA SILVA SANTOS MATOS - SMS/CORUMBÁ, PATRÍCIA DAGA MOREIRA GARCIA - SMS/CORUMBÁ, ILUSKA LOPES SCHULTZ - SMS/CORUMBÁ
Período de Realização Ocorrida entre os meses de fevereiro e novembro de 2021, no município de Corumbá-MS
Objeto da experiência Relato de experiência de ações de Educação Permanente em Saúde desenvolvida em dez Unidades de Saúde, apoiada pelo Projeto Ciclo Saúde.
Objetivos Ampliação dos conhecimentos relacionados à Atenção Primária, com utilização de metodologia de construção compartilhada de soluções e ferramentas desenvolvidas pelos parceiros que geraram a construção de quinze Planos de Educação e Promoção da Saúde, com temáticas eleitas pelas equipes participantes.
Metodologia Foi realizado planejamento entre os setores de saúde e parceiros, sendo realizado nove Oficinas Básicas para aprofundamento dos conhecimentos relacionados à APS, com utilização de método de construção compartilhada de soluções, através de dois encontros de três horas, em que a assessoria do CEDAPS conduziu o encontro virtual, e cada equipe, se reuniu em sala com equipamentos que permitiram a realização da atividade. Em seguida foram criados grupos de WhatsApp para acompanhamento dos planos.
Resultados As Oficinas Básicas geraram a construção de quinze Planos de Educação e Promoção da Saúde, com temáticas eleitas por cada uma das equipes participantes. Dos quinze Planos construídos, oito já estão em execução, sete estão em fase de organização do cronograma.
Análise Crítica A educação permanente em saúde para a APS é uma das estratégias da saúde para garantir a qualificação das políticas de saúde e de forma que profissionais possam exercer a cidadania e protagonizar a construção compartilhada de conhecimento e saberes. Assim com o surgimento da pandemia de Covid-19 o município e as áreas técnicas e a população necessitaram buscar novos meios para que o SUS, e as estratégias de educação permanente, educação e participação popular mantivessem ativas e participativas.
Conclusões e/ou Recomendações A parceria intersetorial e interinstitucional se mostra como uma estratégia potente no processo de fortalecimento da APS/SUS, com enriquecimento e inserção de novas metodologias em ações de Educação Permanente que contribuem para o processo de qualificação das equipes e que, por sua vez, proporciona a população cuidados de qualidade e que atendam às suas necessidades.
|