SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44468 - ELABORAÇÃO DE MATERIAL DE APOIO TÉCNICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA RENATA GOULART CASTRO - UFSC, DAIANE GUESSER - UFSC, NATHALIE EGUES DE MORAES - UFSC, AICHA ZINDZ DA COSTA - UFSC, THAIS GRAH - UFSC, LUIZA SEFFRIN VON MUHLEN - UFSC, ABEL VITOR DE OLIVEIRA - UFSC, CAROLINA ROGEL DE SOUZA - UFSC
Período de Realização 2016
Objeto da experiência O programa de saúde na escola/PSE e o desenvolvimento de ações no componente de Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde.
Objetivos Este estudo teve como objetivo relatar a elaboração de material de apoio técnico para profissionais envolvidos no PSE, no contexto de um projeto de extensão universitária.
Metodologia O ponto de partida foram oficinas de capacitação com a participação de profissionais dos Centros de Saúde, professores e auxiliares de sala, realizadas em atividades de extensão universitária. Foram sistematizadas as áreas temáticas principais envolvidas no PSE, e a partir das dúvidas e dificuldades levantadas pelos participantes durante as oficinas, foi realizada a busca do conteúdo teórico e construção do material de apoio.
Resultados O material de apoio técnico foi elaborado no formato de uma cartilha, com 5 secções: Saúde, doença e promoção da saúde, o SUS: princípios e doutrinas, o Programa Saúde na Escola, saúde bucal no PSE, e alimentação saudável. A cartilha foi disponibilizada para os profissionais do município no qual a extensão universitária é desenvolvida por meio digital e de livre impressão.
Análise Crítica A experiência possibilitou a integração entre a prática do serviço no âmbito do PSE e a extensão Universitária, com a formação de graduandos na área da saúde.
Conclusões e/ou Recomendações As políticas públicas de saúde indicam que a escola é um espaço privilegiado para ações promotoras, preventivas e de educação em saúde. Foi possível disponibilizar mais uma forma de ampliar o conhecimento dos profissionais envolvidos com o PSE, facilitando o entendimento das ações pactuadas pelas instituições.
|