Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44428 - USO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO NO RESGATE DA MICROGESTÃO DE GERENTES DE UNIDADES DE SAÚDE PÓS PANDEMIA
DANIELLE FERREIRA DE MORAES CARDOSO - PEA, KARINA MAGRINI CARNEIRO MENDES - PEA, GRAZIELLE CRISTINA DOS SANTOS BERTOLINI - PEA, LARISSA SANAE FUNATSU - PEA, PATRICIA ALEXANDRA SILVA SILVEIRA - PEA, CAMILE CARVEJANI - PEA, DENISE MARINI - PEA, CELSO MARUTA - PEA


Período de Realização
Março à previsão de dezembro de 2022

Objeto da experiência
Resgatar o desafio da microgestão dos gerentes de unidade no retorno das atividades e reorganização dos processos internos assistenciais retomados.

Objetivos
Utilizar a Educação Continuada como ferramenta no apoio a microgestão para reorganização dos processos pós pandemia e apoiar as unidades de saúde na reorganização de processos de trabalho de Atibaia garantindo a corresponsabilidade de gestão compartilhada.

Metodologia
Elaboração de cronograma de capacitação mensal fixa com professores convidados até dezembro de 2022 com temáticas associadas no apoio da microgestão aos gerentes de UBS. Temas como gestão de conflitos, revisão de demandas reprimidas ambulatoriais, acolhimento, planejamento em saúde, agendas e estratégias de otimização, territorialização, cadastro e indicadores do Esus, entre outros elencados para apoio.

Resultados
Até o momento já foram realizados 05 encontros com temáticas específicas para apoio no resgate as atividades prioritárias das UBS com a diminuição de casos. Durante a avaliação dos 14 gerentes foi relatado a importância destes encontros para troca de experiências e revisão conceitual de processos de gestão para apoio local pois foram dois anos de paralização de diversas atividades na unidade. Será realizado no mês de julho a primeira avaliação do semestre.

Análise Crítica
Considerando que a microgestão envolve a elaboração de planejamento do espaço, vemos a possibilidade de resgatar e sensibilizar os gestores na importância da priorização do cuidado iniciando pelas vulnerabilidades detectadas e resgatando as linhas de cuidado paralisadas. Sabe-se que os 2 anos de pandemia trouxeram problemas cronificados do qual viu-se na EP a possibilidade de investimento em reflexões compartilhadas para a rediscussão de processos de trabalho neste novo período pós pandemia.

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se a importância de utilizar a Educação Permanente como uma ferramenta de extrema importância para apoio a gestão, otimizando o intelecto próprio da rede e os diferentes saberes para a construção fortalecida e verdadeira da base do SUS nos territórios garantindo a gestão local autonomia e corresponsabilidades compartilhadas.