SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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44398 - PROJETO DE EXTENSÃO POSITIVAMENTE: CONTRIBUIÇÃO DO MINDFULNESS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DURANTE A PANDEMIA DO COVID19. JUSSIARA BARROS OLIVEIRA DA SILVA - UESB, MONALISA NASCIMENTO BARROS - UESB, YASMIM BRANDÃO MATOS - UFBA, AMANDA BARROS OLIVEIRA - UFSB, ANNA LUÍSA TIGRE MARTINS - UESB, CAMILA RIBAS DE OLIVEIRA - SMS, DAYSE BRANDÃO MATOS - SMS, LOHANA OLIVEIRA LEITE - UESB, ITALA XAVIER - UESB, CAMILA MACEDO SILVA - UESB
Período de Realização Ações desenvolvidas entre 01 de julho e 31 de dezembro de 2022.
Objeto da experiência Semana de Mindfulness para profissionais de saúde da Atenção primária de um município baiano: Integração de ensino e gestão dos serviços de saúde.
Objetivos Proporcionar o conhecimento de Mindfulness meditação de atenção plena, através de atividade teórico e práticas vivenciais durante cinco dias.
Metodologia Inicialmente os graduandos dos cursos se saúde (psicologia, medicina, interdisciplinar em saúde) e demais membros da equipe executora participaram de oficina de nivelamento teórico e vivencia em Mindfulness. Em seguida, ocorreram cinco encontros remotos, com horário previamente agendado com os profissionais da Atenção Primária inscritos, divididos em três turmas; cada turma participava do grupo de WhatsApp, com suporte da equipe sobre a utilização do material e práticas de meditação posterior.
Resultados As atividades constituíram espaço de aprendizagem para os graduandos, que observaram na pratica as consequências da pandemia na saúde dos profissionais que atuaram na linha de frente. A integração da academia com a gestão dos serviços, demonstrou ser uma experiência exitosa, na socialização do conhecimento de midfulness. Os participantes reconheceram a importância da meditação plena para lidar com o stress, diminuindo assim os danos causados pela sobrecarga mental, vivenciada durante a pandemia.
Análise Crítica Compreendendo que a saúde mental dos profissionais da atenção primária, sempre estará sob pressão, mesmo após a pandemia, e que as evidencias científicas apontam os benefícios da prática sistemática do midfulness. Compreendemos que ação desenvolvida poderá compor a Politica Educação Permanente do município para todos os profissionais do SUS, como dispositivo de melhoria do bem-estar integral do trabalhador de saúde. A liberação dos profissionais pela gestão demonstrou o engajamento com o projeto.
Conclusões e/ou Recomendações O projeto de extensão contribuiu na formação aproximando os discentes à realidade vivenciada pelos profissionais de saúde da Atenção Primaria durante a pandemia. Também colaborou com a gestão da Atenção Primária na promoção de saúde mental dos profissionais. As demandas observadas durante as oficinas evidenciaram a necessidade de continuidade do projeto de extensão Mindfulness como manejo possível para melhorar a saúde mental dos profissionais.
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