Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44366 - PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: SONHANDO NOVA FORMA
ROGERIO MALVEIRA BARRETO - UERJ


Período de Realização
Segundo semestre de 2021, disciplina de Educação Popular em Saúde ENSP

Objeto da experiência
A adaptação em poesia performance do Livro pedagogia do oprimido

Objetivos
Esta proposta busca condensar-ampliar as reflexões, conceitos e pensamentos de Freire em Pedagogia do Oprimido por meio da poesia e da performance, por meio de uma linha/círculo narrativo com ápice no encontro com a situação-limite e inédito viável.

Metodologia
Durante a (in)disciplina de Educação Popular e Construção Compartilhada do Conhecimento na ENSP, pude aprofundar a leitura do livro em grupo e, em um dos encontros, apresentei uma exposição performática da terceira parte da obra, relacionando com momentos de transição que vivia/vivo e um sonho que tive durante a leitura. A proposta é fazer essa síntese performática da obra como um todo e há 4 anos crio narrativas sintéticas em poesia.

Resultados
A performance que apresentei, e inspirou esta proposta, teve início quando comentei que podia ter uma tabela no livro explicitando a diferença da educação bancária e educação libertária, e um dos professores disse que “o lugar de querer a tabela pode ser o lugar de querer ser comandado”.

Análise Crítica
Em meio à reflexão dessa frase e da leitura, tive um sonho em que tinha de me jogar várias vezes de um precipício e confiar no salto. Cada vez que pulava, uma massa cinzenta em uma tela branca mudava de forma, e percebi que formava o meu rosto. Quanto mais pulava e me entregava, mais eu mesmo era. Quanto mais confiar no outro dialogicamente, mais eu ser mais podia ser. Quanto mais pulava e me entregava, mais eu mesmo era. Quanto mais confiar no outro dialogicamente, mais eu ser mais podia ser.

Conclusões e/ou Recomendações
Todo esse material serviu de inspiração para apresentar o capítulo em uma poesia narrativa, fazendo uso não só da língua falada, mas também do corpo, apresentação em slides, e objetos. Se cada pessoa trouxer sua palavra, seu pensamento-linguagem, eu me vejo e todo mundo se vê. Diálogo é condição existencial do ser mais.