SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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44311 - ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE COMO FERRAMENTA DE REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO ROSIANI GOMES DE SOUZA - FIOCRUZ/SESAU, MIRIAN DOS SANTOS ANDRADE - FIOCRUZ/SESAU, CINTHIA CAROLINA ESQUIVEL DE ARRUDA - FIOCRUZ/SESAU, DANIELLE CRISTINA MONTEIRO LOPES - FIOCRUZ/SESAU, ELMA MAIZY CARDOSO FARIAS ROCHA - FIOCRUZ/SESAU, ERIKA GOMES DE SOUZA - FIOCRUZ/SESAU, FABIANE DE OLIVEIRA VICK - FIOCRUZ/SESAU, GISELLE FERNANDA COELHO DALLAZEN - FIOCRUZ/SESAU, JOYCE MINAMI - FIOCRUZ/SESAU, NATALINA DOS SANTOS ALVES SILVA - FIOCRUZ/SESAU
Período de Realização O presente relato de experiência iniciou em março de 2020 a maio de 2022.
Objeto da experiência Fluxos de acolhimento em uma unidade de saúde em Campo Grande-MS, campo de atuação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família.
Objetivos Relatar a experiência da atuação dos residentes no acolhimento dos usuários na atenção primária.
Metodologia Este relato originou-se por meio da atuação da equipe multiprofissional do Programa de Residência em Saúde da Família no acolhimento dos usuários. Estão inseridos nas escalas médicos e enfermeiros que diariamente junto à um agente comunitário de saúde realizam escuta qualificada a fim de acolher e solucionar as demandas de forma positiva.
Resultados Durante a implantação do acolhimento, tornou-se necessário a elaboração de escala de profissionais para este atendimento de forma que não houvesse comprometimento dos serviços ofertados. Posteriormente, foram necessárias reuniões e treinamentos dos agentes comunitários de saúde, para que compreendessem sua importância neste processo.
Esta prática possibilitou a aproximação dos profissionais e o compartilhamento de saberes, que beneficia não somente o usuário, mas também a equipe.
Análise Crítica A atuação dos profissionais no acolhimento na Atenção Primária em Saúde evidenciou a prática da organização dos processos de trabalho das equipes, com intuito de acolher, escutar e reduzir danos e sofrimentos dos usuários através da informação, ainda que as necessidades sejam atribuídas a outros pontos de atenção da rede. Além disso, este modelo de trabalho garante os mecanismos de facilitação do acesso e se torna um dispositivo de adaptação dinâmica às necessidades dos coletivos.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência foi capaz de expor que o acolhimento é mais do que saber ouvir com qualidade, mas um medidor de capacidade de ordenar fluxos e tomar decisões imediatas sobre as queixas dos usuários. Este atendimento aposta na mudança do modo de produzir saúde, garante o melhor trânsito dos usuários dentro da rede de atenção à saúde. e capacita os profissionais a um olhar humano para discriminação de vulnerabilidades e necessidades da população.
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