Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44190 - OFICINAS EDUCATIVAS: OS MALEFÍCIOS DOS CIGARROS ELETRÔNICOS, RELATO DE EXPERIÊNCIA.
LEILANY DANTAS VARELA - CENTRO UNIVERSITÁRIO PARAÍSO -UNIFAP, SHARLENE MARIA OLIVEIRA BRITO - CENTRO UNIVERSITÁRIO PARAÍSO -UNIFAP, MONÍSYA OLIVEIRA FERREIRA BRANDÃO - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA, MARIA GORETE SARMENTO DA SILVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO PARAÍSO -UNIFAP, IASMIM SÁ DE SANTANA - CENTRO UNIVERSITÁRIO PARAÍSO -UNIFAP, MARIA HELENA DE OLIVEIRA LIMA - CENTRO UNIVERSITÁRIO PARAÍSO -UNIFAP, MARIA PAULA SANTOS CARVALHO - CENTRO UNIVERSITÁRIO PARAÍSO -UNIFAP, NATALIA PEREIRA CORDEIRO - CENTRO UNIVERSITÁRIO PARAÍSO -UNIFAP, ANTÔNIO GERMANE ALVES PINTO - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA


Período de Realização
As oficinas educativas foram realizadas nos dias 02 e 09 de maio de 2022.

Objeto da experiência
Oficinas educativas acerca dos malefícios do cigarro eletrônico conhecidos por dispositivos eletrônicos para fumar (DEF´s).

Objetivos
Relatar a experiência vivenciada na realização de duas oficinas educativas acerca dos malefícios do uso do cigarro eletrônico para os acadêmicos do Centro Universitário Paraíso - UniFAP, descrevendo-as desde a sua construção à prática.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, onde foram desenvolvidas duas oficinas educativas com metodologias ativas, relacionadas ao uso do cigarro eletrônico, na disciplina de educação em saúde protagonizados por discentes do curso de enfermagem da UniFAP, do terceiro e oitavo semestre para os acadêmicos do primeiro semestre dos cursos de direito, psicologia, enfermagem, engenharia civil e arquitetura.

Resultados
Foram realizadas duas oficinas educativas com a presença de 40 acadêmicos entre 16 a 25 anos, sendo 30 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Dos 40 participantes apenas 1 não conhecia o cigarro eletrônico, 10 já fizeram uso em festas e barzinhos, 20 já conheciam sobre os malefícios do mesmo. Todos os acadêmicos responderam que as oficinas contribuíram para a reflexão e a aprendizagem sobre as consequências negativas do uso do cigarro eletrônico para à saúde.

Análise Crítica
O uso dos DEF´s aumentou e tem influenciado os jovens a se tornarem tabagistas, viu-se que 10 participantes, com idades entre 16 a 25 anos já fizeram uso. Todos os participantes asseguraram que as oficinas foram positivas para o processo de aprendizagem sobre os DEF´s. Devido à sua recente entrada no mercado, é possível observar uma escassez de informações acerca dos seus efeitos danosos e de estudos robustos que confirmem a segurança do seu uso.

Conclusões e/ou Recomendações
É imprescindível a dissipação de informações relacionadas à temática, principalmente para a população jovem. Destacou-se, portanto que as metodologias ativas por meio de oficinas educativas, permitiram a aquisição de conhecimento e autonomia para os jovens acadêmicos possibilitando o reconhecimento dos prejuízos para a saúde dos usuários destes dispositivos, que aparentemente são considerados como inofensivos.