Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44139 - DISCIPLINA DE ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO SOCIAL: PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DA TERAPIA OCUPACIONAL DO PROCESSO DE FORMAÇÃO NO AMBITO DA SAÚDE COLETIVA
CLARISSA DANTAS DE CARVALHO - CURSO DE TERAPIA OCCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ., JULIANA OLIVEIRA MOTA - CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ., MARIA HELENA LIMA BARBOSA - CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ., LÍVIA RAQUEL OLIVEIRA SEIXAS SOUSA - CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ., ANA BEATRIZ MESQUITA DA SILVA - CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ., GIOVANNA SOUSA DE MORAES - CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ., LAURA BEATRIZ SILVA - CURSO DE TERAPIA OCCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ., KARINA PEREIRA DE ARAUJO - CURSO DE TERAPIA OCCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ., JOÃO PEDRO MACIEL AMARAL - CURSO DE TERAPIA OCCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ., MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.


Período de Realização
Primeiro semestre letivo de 2022 de março a julho, uma aula por semana com duração de três horas.

Objeto da experiência
Contribuições da disciplina de Estratégias de Inclusão Social, para formação de estudantes da Terapia Ocupacional da Universidade Estadual do Ceará.

Objetivos
Relatar a experiência dos alunos de terapia ocupacional no processo de aprendizagem na disciplina de estratégias de inclusão social. Refletir sobre as contribuições da saúde coletiva no processo de formação de estudantes da saúde.

Metodologia
Relato de experiência sobre processo de aprendizagem da disciplina obrigatória, pré-requisito para outras como terapia ocupacional no contexto da educação e saúde mental. Nos baseamos na metodologia participativa para suscitar espaço acolhedor e de troca de saberes através de rodas de conversa com leitura prévia do livro “Ralé brasileira: quem é e como vive” de Jessé de Souza; elaboração de texto reflexivo sobre o documentário “Estamira” e seminários sobre grupos vulneráveis.

Resultados
A apreciação do documentário e leitura do livro do Jessé de Sousa ampliou o senso de alteridade, além de consolidarmos conceitos de vulnerabilidade social e a diferença entre inclusão e integração, a CIF (classificação internacional de funcionalidade) e a política de equidade. Instigando o aluno a aprofundar no estudo sobre a temática perpassamos vários grupos vulneráveis (população em situação de rua, negra, LGBTQIA+, ciganos e pessoas com deficiência).

Análise Crítica
Possibilitou aos alunos a oportunidade do compartilhamento de ideias e conhecimentos com fundamentos humanistas, crítico- reflexivas, criando momentos para que fosse desenvolvida a autonomia dos discentes, com participação ativa e dinâmica permeada pela relação aluno- professora. A disciplina ampliou o olhar dos alunos em relação à sociedade, no sentido de compreensão que há limitações individuais e que elas precisam ser respeitadas e amparadas em sua complexidade.


Conclusões e/ou Recomendações
A vivência desta disciplina contribui, portanto, para o processo de aprendizado para os alunos de graduação de terapia ocupacional, ampliando suas visões no contexto da inclusão, centrado na saúde coletiva em diferentes espaços. Evidenciou-se a importância desta disciplina para a formação do estudante da área da saúde para a garantia do cuidado integral e equânime.