Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44138 - UM RELATO SOBRE O IMPACTO DA LIGA DE SAÚDE COLETIVA (LASC-USP) NO FORTALECIMENTO DO SUS E DA SAÚDE PÚBLICA DA CIDADE DE BAURU/SP
LAURA FARINAZZO ALVES - DISCENTE DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FOB-USP), NAYRA CRISTINA MAYERA COVAS - DISCENTE DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FOB-USP), SARAH LOPES SALOMÃO - DISCENTE DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FOB-USP), KAMILLY FOLONI - DISCENTE DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FOB-USP), HECTOR GABRIEL CORRALE DE MATOS - DISCENTE DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FOB-USP), ADRIANA RODRIGUES DE FREITAS AZNAR - DOCENTE DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FOB-USP)


Período de Realização
A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC-USP) foi fundada em agosto de 2020 e funciona desde então.

Objeto da experiência
A LASC-USP realiza atividades de ensino, extensão, pesquisa e cultura, a partir da defesa e valorização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos
Promover a difusão dos princípios do SUS e da Saúde Coletiva na formação acadêmica em saúde, oportunizando a articulação de estudantes na defesa do direito à saúde, além de democratizar saberes acadêmicos e promover atividades educativas para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Metodologia
A LASC congrega discentes de fonoaudiologia, medicina e odontologia, sendo organizada em Grupos de Trabalho-GTs (extensão, ensino, pesquisa, comunicação e cultura). As atividades foram desenvolvidas de forma integrada entre os GTs, por meio de tema alvo a cada mês, voltadas ao conhecimento e aprimoramento dos membros acadêmicos. Posteriormente, as comunidades vulneráveis, como do assentamento Manchester, eram beneficiadas com ações contínuas de promoção da saúde.

Resultados
A LASC-USP realizou atividades contínuas voltadas às demandas específicas dos grupos assistidos, graças ao constante diálogo e integração entre os 160 estudantes e as 30 famílias assistidas, criando um espaço de articulação e engajamento dos discentes na promoção de saúde para a população. O respeito ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão também fez da liga um ambiente de divulgação do conhecimento científico, tanto para discentes quanto para a população.

Análise Crítica
As ações permitiram pensar a saúde de forma ampliada e contextualizada, como instrumento de investigação indissociado do SUS, no qual aspectos econômicos e determinantes sociais são considerados. As vivências e trocas realizadas comprometeram-se com a ampliação do acesso à saúde e atenção comunitária em locais vulneráveis, lutando para obtenção de recursos financeiros, amparo social, político e apoio científico tanto para a comunidade universitária quanto para a população do município.

Conclusões e/ou Recomendações
Os discentes puderam atuar junto à população, na defesa dos princípios do SUS e de uma saúde coletiva vinculada ao contexto dos sujeitos em situação de vulnerabilidade social, promovendo a saúde com valor solidário e como direito constitucionalmente garantido. A LASC fundamentou seu trabalho na responsabilidade para com a população e seu bem-estar biopsicossocial