Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44127 - EXERCÍCIO DA PRÁTICA ODONTOLÓGICA, COM ENFOQUE AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO, NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ANDRESA SANTOS SILVA - FESF-SUS/FIOCRUZ, JULIANE KELY FAGUNDES SILVA - FESF-SUS/FIOCRUZ, MARCELA BEATRIZ AGUIAR MOREIRA - FESF-SUS/FIOCRUZ


Período de Realização
Período entre 2020 e 2022

Objeto da experiência
Pré-natal odontológico e seus desdobramentos na assistência odontológica, gestão de serviços e de cuidado à saúde, na Atenção Primária à Saúde (APS).

Objetivos
Relatar a experiência vivenciada por cirurgiões-dentistas, com destaque ao pré-natal odontológico sob perspectiva na assistência odontológica, gestão de serviços e de cuidado à saúde, na atenção primária à saúde, em um município da Bahia.

Metodologia
Relato de experiência, vivenciado por residentes em saúde da Família - FESF-SUS/Fiocruz, em município da Bahia, entre 2020 e 2022. As vivências na ocorreram na APS, em Unidade de Saúde da Família, com atividades voltadas às gestantes, envolvendo assistência odontológica, educação em saúde e permanente, bem como ações na gestão do cuidado à saúde; e na gestão municipal de saúde, com atuação junto à coordenação de saúde bucal, na elaboração de documentos atinentes à saúde bucal para gestantes.

Resultados
Com o exercício da prática odontológica, com vistas ao pré-natal odontológico, considerando a atuação na assistência odontológica, gestão de serviços e cuidado à saúde, na APS, constatou-se que gestantes, profissionais e serviços de saúde lograram êxito com tal experiência. Evidenciou-se cuidados em saúde bucal, fortalecimento do vínculo, qualificação dos processos organizativos que envolvem essa linha de cuidado, e o fomento de estratégias que fortalecem o indicador de saúde bucal na APS.

Análise Crítica
A experiência relatada configurou-se de extrema importância para manutenção de um cuidado longitudinal e integral às gestantes, sendo essa prática essencial e singular para a linha de cuidado materno-infantil. Ademais, essas vivências fomentaram potencialidades como o trabalho em equipe, protagonismo e comunicação assertiva. Destarte, como limitações evidenciou-se a adaptabilidade por ter sido vivenciada em contexto pandêmico.

Conclusões e/ou Recomendações
A partir dessa experiência, ressalta-se a relevância do cuidado em saúde bucal integral e humanizado às gestantes, bem como dos processos de gestão que solidificam essa atenção, na Atenção Primária à Saúde. Torna-se fundamental a ampliação do campo científico acerca do tema, incluindo o relato de profissionais quanto à vivência relacionada ao pré-natal odontológico, seus desafios e estratégias de fortalecimento.