Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

43842 - POTENCILAIDADES DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA FORMAÇÃO MÉDICA
ALINE BRESSAN - IDOMED/UNESA, ANA MARIA FLORENTINO - IDOMED/UNESA, NINA LUCIA PRATES NIELEBOCK DE SOUZA - IDOMED/UNESA


Período de Realização
De maio a junho de 2022

Objeto da experiência
A formação médica, a educação popular em saúde e a vivência em cenário de prática especialmente pedagógico (escola municipal).

Objetivos
Os graduandos do Instituto de Educação Médica (Universidade Estácio de Sá) foram desafiados a desenvolver propostas educativas lúdicas, interativas e participativas (referencial da Educação Popular em Saúde), a partir do tema demandado pela escola municipal: promoção da alimentação saudável.

Metodologia
O planejamento da ação educativa realizado buscou definir objetivos, materiais, métodos, referencial bibliográfico e proposta de avaliação da ação. Alunos do quinto ao nono ano do ensino fundamental foram envolvidos em jogos (colaborativos e competitivos), contação interativa de histórias e oficinas culinárias, que foram as principais formas encontradas pelos acadêmicos para pautar o tema e promover trocas de saberes.

Resultados
A ludicidade e a criatividade são os principais elementos nas abordagens. Algumas vezes os graduandos tem dificuldades de considerar relevante os saberes populares pois também estão ansiosos para “utilizar” saberes acadêmicos com ênfase nos saberes biomédicos. Os graduandos consideram potente as atividades educativas participativas na formação deles. As vulnerabilidades e propostas pedagógicas que possam dialogar com os saberes das crianças e adolescentes são reconhecidas pelos graduandos.

Análise Crítica
A "prescrição de comportamentos saudáveis" parece muitas vezes o objetivo maior das ações educativas. Entretanto, a escola por ser um espaço essencialmente pedagógico e de convívio das diferenças, favorece trocas de saberes e práticas, onde todos (alunos, funcionários e professores da escola, alunos e professores da graduação, profissionais de saúde da unidade de saúde de referência da escola) podem participar, reconsiderar valores, atitudes, práticas e conhecimentos.

Conclusões e/ou Recomendações
A maioria dos graduandos tem pouco contato com populações vulneráveis e consideram a vivencia pedagógica impactante e reveladora de outras realidades sociais de crianças e adolescentes. Diferentes cenários de práticas colaboram na formação medica humanizada e empática. Os graduandos consideram pouco o tempo destinado para as atividades práticas na escola e conseguem compreender os aspectos teóricos-metodológicos da Educação Popular em Saúde.