SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43824 - EDUCAÇÃO PERMANENTE COM NOVOS INGRESSOS NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA LAÍS SILVA DE VASCONCELOS - APEVISA, MARCELLA MELO ASSIS COSTA - APEVISA, REBECA VALENTIM LEITE - APEVISA, ADRIANO COSTA MARQUES DA SILVA - APEVISA, REGIANE CICCOTTI DE FIGUEIREDO - APEVISA
Período de Realização As ações de Educação Permanente foram realizadas de março a maio de 2022.
Objeto da experiência Qualificar, de maneira homogênea, fiscais de vigilância sanitária recém-ingressos na APEVISA em 2022.
Objetivos Descrever a experiência de Educação Permanente realizada com fiscais de vigilância sanitária recém-ingressos na APEVISA em 2022.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo reflexivo construído a partir da vivência dos servidores públicos concursados recém-admitidos na Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA) na Unidade de Controle de Alimentos (UNICOA). As ações de Educação Permanente teóricas e práticas foram realizadas entre março e maio de 2022 na Região Metropolitana do Recife.
Resultados As ações de Educação Permanente iniciaram mediante abordagem teórica participativa sobre Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e critérios da gestão da qualidade. Em seguida, realizou-se articulação entre teoria e prática, por meio de inspeções e construção de relatórios em indústrias alimentícias de diferentes portes, possibilitando expansão das habilidades e vivências dos fiscais. Houve construção e aplicação de notificações com posterior acompanhamento do cumprimento das não conformidades.
Análise Crítica A Educação Permanente apontou fragilidades na uniformização dos processos previamente aplicados na unidade. Esta nova modalidade de treinamento implantada contribuiu para a integração dos fiscais, fortalecendo o comprometimento profissional e desenvolvendo a consciência do trabalho em equipe. O próximo desafio será a incorporação de novos processos aos já existentes no referido setor.
Conclusões e/ou Recomendações A mudança no processo de trabalho, estimulada pela Educação Permanente trouxe resultados imediatos. A partir de inspeção mais detalhada, houve reconhecimento de regulados sobre o estímulo ao aprimoramento de seus processos internos. Ressalta-se a necessidade de basear as atividades de Educação Permanente nas dificuldades e desafios identificados, permitindo resultados adequados a realidade de cada serviço.
|