Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

43815 - PARTICIPAÇÃO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE COLETIVA EM AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE AGRAVOS TOXOLÓGICOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
JÉSSICA DELAZARI FERREIRA - ICEPI, LETÍCIA PAULA PERDIGÃO GRANGEIRO - ICEPI


Período de Realização
As ações de educação em saúde ocorreram em um evento na primeira e segunda semana de maio de 2022.




Objeto da experiência
Percepções de residentes em saúde coletiva sobre a participação em ações de educação em saúde sobre agravos toxológicos.

Objetivos
Relatar a experiência de residentes multiprofissionais em saúde coletiva do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi) na participação em ações de educação em saúde durante um evento do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATox-ES).

Metodologia
As ações desenvolvidas incluíram a exposição de banners, animais peçonhentos, agentes tóxicos e antídotos, além da distribuição de materiais educativos: panfletos dos agravos e imãs com o contato do CIATox-ES. O evento aconteceu em três localidades de Vitória, no Espírito Santo, onde profissionais do serviço e residentes estiveram à disposição para orientações ao público (profissionais de saúde e população geral). A divulgação ocorreu por entrevistas exibidas em jornais televisivos locais.

Resultados
A experiência motivou os residentes a aprimorar conhecimentos sobre os assuntos abordados, bem como possibilitou o compartilhamento de saberes tanto entre profissionais da saúde quanto com a população em geral na interação durante as ações de educação em saúde. As estratégias adotadas promoveram maior visibilidade sobre a temática dos agravos toxológicos, favorecendo medidas preventivas e a busca da população por atendimento no serviço de saúde correspondente, o CIATox-ES.



Análise Crítica
A participação de residentes em ações de educação em saúde promove um processo de ensino-aprendizagem que permite ampliar conhecimentos e vivenciar a prática multiprofissional e interdisciplinar, mostrando-se uma oportunidade para garantir uma formação multiprofissional em saúde coletiva eficaz. Enfatiza-se ainda a importância da busca por estratégias viáveis para divulgar informações de saúde que favoreçam a multiplicação do conhecimento sobre agravos e serviços de saúde disponibilizados.

Conclusões e/ou Recomendações
Tornou-se evidente a notoriedade de experiências que possibilitem aos residentes interações com outros profissionais da saúde e com a população em geral para o enriquecimento da formação teórico-prática em saúde coletiva, além da colaboração com a melhoria dos serviços de saúde nos quais atuam. Considera-se, por tanto, que as ações desenvolvidas são estratégias promissoras para a promoção de educação em saúde coletiva.