Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

43773 - FORMAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE: PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE
MAURICIO MARLON MOTA DE OLIVEIRA - UESB, MARILIA ALVES DA SILVA CUNHA - UESB, ODIVAN DE SOUZA LOPES - UESB, MARIANA DA SILVA RIBEIRO - UESB, MICHELSON MENDONÇA DA SILVA - UESB, KARINE BRITO MATOS SANTOS - UESB, LUKAS SANTOS FREIRE - UESB


Período de Realização
Essa experiência foi desenvolvida entre novembro de 2021 e abril de 2022.

Objeto da experiência
Integração ensino-serviço-comunidade, nas áreas de atenção, gestão e educação em saúde. Produção do cuidado na Estratégia de Saúde da Família.


Objetivos
Relatar o processo de construção do conhecimento sobre o SUS e o vínculo com usuários e profissionais de uma Unidade de Saúde da Família durante atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelo componente curricular práticas de integração ensino, serviço e comunidade – PIESC.

Metodologia
As atividades têm como eixo norteador a Medicina de Família e Comunidade e são desenvolvidas em unidades de Saúde da Família. Utiliza-se o Método do Arco de Charles Maguerez: Observação da Realidade, Pontos-Chave, Teorização, Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade. Priorizado problema de saúde junto à comunidade: Dificuldade para o acompanhamento regular de pacientes com HAS e desenvolvidas ações de intervenção, através da ferramenta do Planejamento e Programação Local em Saúde (PPLS).

Resultados
A aproximação precoce entre os discentes, docentes, profissionais de saúde e comunidade com a realidade do SUS foi fundamental à compreensão do cuidado. Ações desenvolvidas: capacitação com os ACS, confecção de carimbos educativos, construção de caixas organizadoras para medicamentos e evento comunitário HIPERVIDA. Essas ações contribuíram para a compreensão da APS como ordenadora do cuidado em saúde.

Análise Crítica
A integração entre ensino, serviço e comunidade se constitui uma experiência enriquecedora para os envolvidos, pois, possibilita a vivência da relação teoria-prática do SUS, com envolvimento da comunidade na intervenção do processo saúde-doença. Fortalecer o vínculo com as equipes multiprofissionais é fundamental para promoção da construção, produção e troca de conhecimento. Ampliar a participação da comunidade nas relações do cuidado ainda é um desafio.

Conclusões e/ou Recomendações

Essas práticas contribuem para a formação de um médico voltado às necessidades do SUS, além de desenvolver um olhar crítico e fortalecer a relevância das políticas públicas. Valorizar a construção coletiva do conhecimento com a participação da comunidade e desenvolver ações de promoção da saúde como estratégia de produção do cuidado, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais.