Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

43715 - MATRIZ AVALIATIVA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA PNEPS: EFEITOS DAS AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE OS PROCESSOS DE TRABALHO
CLÁUDIA FELL AMADO - UFBA, ISABELA CARDOSO DE MATOS PINTO - UFBA, LILIANA SANTOS - UFBA, LAISE REZENDE DE ANDRADE - UFBA, MONIQUE AZEVEDO ESPERIDIÃO - UFBA, CÉLIA REGINA GIL - UEL, VALÉRIA MARIANA ATELLA BARBOSA - UFMG, MILENE MOURA ALVES PEREIRA - UFBA, CAIQUE DE MOURA COSTA - UFBA, CATHARINA LEITE MATOS SOARES - UFBA


Período de Realização
A experiência relatada foi realizada entre maio de 2019 e novembro de 2021.

Objeto da experiência
Construção de uma proposta de avaliação e monitoramento dos efeitos das ações educativas da Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS).

Objetivos
Apresentar a Dimensão dos Efeitos das ações educativas sobre os processos de trabalho da Matriz Avaliativa de Monitoramento e Avaliação da PNEPS, suas subdimensões, critérios de avaliação, indicadores, padrões e bases de evidências.

Metodologia
A dimensão de efeitos foi construída de modo dialógico, a partir do Modelo de níveis de avaliação de Kirkpatrick e do Modelo Impact proposto por Abbad, utilizados em ações educativas. Foram realizadas oficinas nas cinco regiões do país, com participação de egressos de ações de EPS. Foram elaborados instrumentos para mensurar a percepção da ação educativa, a aprendizagem, o apoio institucional, as modificações no processo de trabalho e a incorporação de inovações /tecnologias.

Resultados
A dimensão dos Efeitos das ações educativas foi composta por 5 blocos. O Bloco nº 1 se referia à avaliação da percepção da ação educativa; o Bloco nº 2 contemplava a avaliação da aprendizagem e aquisição de conhecimentos. O Bloco nº 3 abordava a avaliação do suporte institucional oferecido pela organização; o Bloco nº4 continha as modificações no processo de trabalho após a ação educativa e o Bloco nº 5 se referia à avaliação da incorporação inovações/tecnologias.

Análise Crítica
Esta dimensão visa oferecer subsídios para o monitoramento e a avaliação das transformações e inovações nos processos de trabalho, oriundos das ações educativas. O foco da avaliação proposta está tanto na aferição da qualificação profissional e formação dos sujeitos, quanto na transformação dos processos de trabalho oriundos das contribuições e afeitos da ação educativa.

Conclusões e/ou Recomendações
A elaboração da Dimensão dos Efeitos das ações educativas nos processos de trabalho permite a análise dos resultados obtidos e das inovações presentes no cotidiano de trabalho dos serviços advindas da implementação da PNEPS, nesse sentido, possibilita o seu aprimoramento e a qualificação dos processos de trabalho. Ademais, a matriz avaliativa se constitui com uma tecnologia de apoio à gestão da PNEPS, em seus distintos níveis.