Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

43661 - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA ESP-MG: UMA POSSIBILIDADE DE RENOVAÇÃO DOS SENTIDOS DO CUIDAR EM SAÚDE E DA DEFESA DO SUS
ANNE KAROLINE BORGES SILVA - ESP-MG


Período de Realização
Outubro de 2021 a outubro de 2022, com permanência indefinida na memória coletiva.

Objeto da experiência
A experiência de uma profissional de saúde na Especialização em Saúde Pública da Escola de Saúde Pública (ESP-MG).

Objetivos
Discutir e construir coletivamente reflexões sobre saúde, educação e trabalho em saúde de maneira interdisciplinar; Renovar os sentidos do cuidar em saúde e da defesa do SUS.

Metodologia
Essa experiência ocorre desde outubro de 2021, quando ingressei na Especialização em Saúde Pública da ESP-MG, a qual se dá presencialmente e tem duração de um ano. 
Para o relato desse processo individual e coletivo em andamento, utilizo trechos de textos, reflexões e anotações produzidas a partir das minhas vivências e observações experienciadas nas atividades da 40a turma da ESP MG junto às docentes e convidadas.

Resultados
Iniciei meu caminho na ESP-MG com uma dinâmica-conversa. Foi a primeira formação presencial após o início da pandemia de Covid-19 e a potência do encontro ainda me marca. Caminho ao lado de outras 25 pessoas de municípios e realidades diferentes, que desejam melhorar seu cotidiano e transformar o cuidar em saúde. Os conhecimentos compartilhados foram de temas relacionados à gestão, ao trabalho e educação, abordados sob a perspectiva de um cuidado comprometido com a emancipação das pessoas.

Análise Crítica
As reflexões realizadas dentro e fora da sala de aula me ajudam a caminhar de encontro à resiliência em defesa de um SUS universal, integral e igualitário. As palavras de Paulo Freire junto de outros importantes nomes do campo da educação e saúde acompanharam as discussões sobre como repensar a prática junto a colegas, usuários e gestores, de maneira a construir soluções dialogadas e coletivas para os desafios que se impõem em uma sociedade fundada na desigualdade.

Conclusões e/ou Recomendações
Estive atenta aos sons da máquina coletiva construída por muitas vozes e ao movimento da turma como um organismo, como quem diz: “aqui fazemos juntos”. Ali me reconheço, repenso minhas práticas, reavivo o desejo de um mundo mais justo para todas as pessoas. Aprendo “amorosidade” ao compartilhar espaço e vivência com quem segue na mesma direção. A ESP-MG é lugar de reinventar as nossas resistências. Que saibamos também resistir para defendê-la.