Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

43660 - FRAMEWORK METHOD PARA PESQUISAS QUALITATIVAS EM SAÚDE COLETIVA: UM WORKED EXAMPLE DO CAMPO DA SAÚDE URBANA
ELIS BORDE - UFMG, LAURA CARVALHO PARREIRAS - UFMG, LÍDIA MARIA DE OLIVEIRA MORAIS - UFMG, AMÉLIA AUGUSTA DE LIMA FRICHE - UFMG, WALESKA TEIXEIRA CAIAFFA - UFMG


Apresentação/Introdução
Pesquisas qualitativas vêm ganhando espaço na Saúde Coletiva, mas predominam métodos quantitativos e em desenhos mistos a parte qualitativa tende a figurar como complementar. Nos estudos qualitativos, há uma tendência de quantificar o material qualitativo sem aprofundamento interpretativo e uma ausência de referências teóricas, evidenciando lacunas na formação e na articulação interdisciplinar.

Objetivos
Apresentar o Framework Method, para informar o desenvolvimento de pesquisas qualitativas no campo da Saúde Coletiva.

Metodologia
Realizou-se uma revisão narrativa de publicações em inglês, português e espanhol sobre o Framework Method e seu uso na pesquisa no campo da saúde em bases de dados nacionais e internacionais no período entre 1994-2022. Posteriormente analisou-se o processo de aplicação do Framework Method em um estudo qualitativo sobre os impactos de uma intervenção de transformação urbana na saúde da população. Tal “worked example” se propõe a levantar alguns elementos no sentido de aprofundar a reflexão sobre o método (Framework Method).

Resultados
No campo da Saúde Coletiva, o Framework Method ainda é pouco conhecido e utilizado. Apesar de não resolver todos os desafios ao redor do uso e abuso da pesquisa qualitativa no campo, como as inconsistências teórico-metodológicas e a quantificação excessiva, o Framework Method pode qualificar a pesquisa qualitativa no campo da Saúde Coletiva. Ainda tem o potencial de informar a formação na área por ser uma ferramenta de organização e sistematização que define passos de aplicação concretos, permite aumentar a transparência metodológica e se adequa a diversas abordagens no universo da pesquisa qualitativa.

Conclusões/Considerações
A complexidade dos temas tratados pela Saúde Coletiva requer inovações metodológicas e conceituais, que também devem marcar a formação. A revisão sobre o Framework Method e a reflexão sobre a experiência da aplicação permite traçar alguns elementos importantes para pensar e construir uma formação mais sensível, crítica e orientada pela prática da pesquisa oposta aos reducionismos e com consistência teórico-metodológica.