Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

43553 - PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL COM ENFOQUE NA IMPORTÂNCIA DO CUIDADO DOS DENTES DECÍDUOS
JOSENI BARROS DA SILVA - FATEFIG, ANNE NICOLY ARNAUD ALVES - FATEFIG, EUZIVANE LEITE BEZERRA - FATEFIG, QUEZIA COSTA PONTES - FATEFIG, ELAINE VEIGA DE SOUZA - FATEFIG, ANDRESSA DA SILVA DOS SANTOS - FATEFIG, THAIS ALVES DOS SANTOS - FATEFIG, AMUJACY TAVARES VILHENA - FATEFIG, DANDARA LOPES MELO - UEPA, MAYRA TRINDADE PANTOJA LEÃO - UEPA


Período de Realização
Realizado em outubro de 2021, em estágio de Saúde Pública do Curso de Odontologia da FATEFIG.

Objeto da experiência
Ação educativa de saúde bucal sobre cuidados com dentes decíduos para a comunidade assistida pela Unidade de Saúde da Nova Matinha, Tucuruí-PA.

Objetivos
Sensibilizar a comunidade do bairro Nova Matinha sobre a importância da saúde bucal de crianças e adolescentes. Orientar sobre técnicas de escovação e cuidados com a higiene oral de crianças e adolescentes.

Metodologia
Foi realizado uma visita observacional na Unidade de Saúde da Nova Matinha, em Tucurui-Pa e identificou-se alto índice de adolescentes e crianças com cárie. Após isso, foi feita uma solicitação à direção da unidade para realização de palestras sobre higiene bucal para crianças e adolescentes. Em seguida, foi realizado um levantamento bibliográfico para confecção de todo material: cartazes, cartilhas sobre higiene bucal, brindes e certificados para os participantes.

Resultados
As palestras foram realizadas em dois dias consecutivos e os pacientes que acompanharam interagiram na metodologia aplicada que consistiu em dinâmicas interativas, distribuição de brindes. A palestra abordou os cuidados no aleitamento materno, a troca de dentes decíduos, técnicas de escovação, o uso do aparelho ortodôntico e de piercing. Ao final das atividades, os participantes compreenderam a importância do cuidado com a higiene oral.

Análise Crítica
Apesar dos programas de educação em saúde existentes, o município de Tucuruí necessita de mais ações de educação em saúde bucal, principalmente, nas escolas. Durante a apresentação das palestras, os pacientes puderam interagir e sanar dúvidas, assim como compreender a necessidade do cuidado com os dentes decíduos. A principal observação realizada foi que os dentes decíduos eram considerados menos importantes para os presentes, percepção que foi mudada devido à palestra.

Conclusões e/ou Recomendações
Os programas ancorados em palestras surgem como grandes aliados para o desenvolvimento da educação em saúde bucal. De modo geral, as crianças e os pais ou responsáveis devem reconhecer o hábito de higienização e sentir prazer em realizar esses procedimentos, conscientes da importância de se ter saúde bucal satisfatória. O processo de educar para a saúde é gratificante, mas necessita de planejamento e engajamento de todos os atores.