SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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43359 - ENTRE POTENCIALIDADES E DESAFIOS: PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS VOLTADOS A ASSISTÊNCIA ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DOUGLAS MORAES CAMPOS - UFMA, CADIDJA DAYANE SOUSA DO CARMO - UFMA, PAOLA TRINDADE GARCIA - UFMA, DEYSIANNE COSTA DAS CHAGAS - UFMA, MIZRAIM NUNES MESQUITA - UFMA, ANA EMÍLIA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - UFMA, STEFFI GREYCE DE CASTRO LIMA - UFMA, FLAVIA TAVARES DA SILVA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, ANGELO ROBERTO GONÇALVES - MINISTÉRIO DA SAÚDE
Apresentação/Introdução Os Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs) são ambientes de ensino-aprendizagem em que, de maneira ativa, o aluno gerencia suas demandas de conhecimento. Estes cursos, no contexto da Educação Permanente em Saúde (EPS), favorecem a atualização e construção de habilidades inerentes ao cuidado de específicas situações de saúde, tal como o de assistência às pessoas com deficiência.
Objetivos Analisar a percepção de profissionais da saúde sobre MOOCs voltados a assistência às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e Síndrome de Down.
Metodologia Pesquisa qualitativa com profissionais de saúde egressos dos cursos ‘Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo’ e ‘Assistência à Pessoa com Síndrome de Down’, ofertados pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde/Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA). A partir da técnica de saturação de sentidos foram entrevistados 22 profissionais (entre julho e setembro de 2021) por meio de roteiro semiestruturado. Usou-se a técnica de Análise de Conteúdo na modalidade temática para analisar as falas. Dentre os núcleos de significação, evidenciaram-se as potencialidades dos MOOCs para o trabalho em saúde e o baixo incentivo às atividades de EPS.
Resultados Dos 22 entrevistados, 15 atuavam no Sistema Único de Saúde (SUS), 4 trabalhavam no setor privado e no SUS e 3 atuavam somente no setor privado. Entre as potencialidades dos MOOCs elencadas pelos profissionais estavam a possibilidade de realizar as demandas dos cursos em intervalos durante a rotina de trabalho ou após o expediente, e a utilização de situações-problemas, que aproximavam as dimensões da teoria e da prática. Como desafios os trabalhadores ambulatoriais e hospitalares referiram o não estímulo às atividades de EPS em seus locais de trabalho. Em contrapartida, este incentivo foi mais presente entre os trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS).
Conclusões/Considerações Compreende-se que os MOOCs apresentam potencialidades que podem contribuir para o cuidado em saúde. Todavia, nas rotinas laborais da atenção secundária, neste estudo, a EPS encontrou pouco estímulo, demostrando a importância da inserção desta modalidade de curso nas rotinas laborais do trabalho em saúde.
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