43352 - DIÁLOGOS BUCALEIROS - REFLEXÕES EM TEMPOS PANDÊMICOS: OS ENCONTROS VIRTUAIS DO GRUPO TEMÁTICO SAÚDE BUCAL COLETIVA DA ABRASCO E O LIVRO DO BEIJO OTACÍLIO BATISTA DE SOUSA NÉTTO - UFPI, RODOLFO MACEDO CRUZ PIMENTA - UEFS, SÔNIA CRISTINA LIMA CHAVES - UFBA, CRISTINE MARIA WARMLING - UFRGS, ROOSEVELT SILVA BASTOS - USP, CLAUDIA FLEMMING COLUSSI - UFSC
Período de Realização Os encontros se estenderam entre junho e outubro de 2020 e o livro foi lançado em junho de 2021.
Objeto da experiência O processo de realização de encontros virtuais do Grupo Temático Saúde Bucal Coletiva (GT SBC) da Abrasco, a sistematização e a produção de um livro.
Objetivos Reunir o coletivo da saúde bucal coletiva brasileira através de encontros, em que temas pudessem ser expostos por nomes relevantes da área, e que fossem debatidos, construindo efetivamente um diálogo entre autores e audiência, professores, pesquisadores, trabalhadores de saúde bucal, estudantes.
Metodologia Houve uma Comissão Organizadora responsável pelo desenho, convite e divulgação de uma agenda, liderada por getistas. Cada encontro reuniu convidados(as) expositores(as) e a mediação, articulando as falas e as perguntas da audiência, sem a pretensão de esgotar o tema, durante as duas horas. Os Diálogos foram transcritos, revisados, editados e tornados livro, cerca de oito meses depois, pelos membros do GT SBC. Os encontros ficaram hospedados na “TV Bucaleiros”, um canal do GT SBC no YouTube.
Resultados Entre Diálogos Bucaleiros (11) realizados pelo GT SBC, e “Ágoras” com participações ou coordenações de getistas (03), de responsabilidade institucional da Abrasco, foram realizados 14 encontros virtuais. Cada encontro foi transcrito, gerou um ou mais capítulos do que viria a ser o livro “Diálogos Bucaleiros - Reflexões em Tempos Pandêmicos”, coordenado pelo GT SBC, a partir de 6 organizadores e colaboração de 62 autores. A obra coletiva é de acesso gratuito, disponível no site da editora.
Análise Crítica O isolamento, a pandemia. Mundo remoto, virtual. Certezas desmanchando-se, líquidas. E em um campo que é mezzo metrópole, mezzo deserto dentro da tradição odontológica, espaço-tempo incerto. Como contra-ataque, convites para diálogos que gerassem pensamentos e gestos para um durante-depois do que fazia sofrer e estava tão perto. Saúde Bucal Coletiva, a ilha, o continente, as enunciações, o que já é realizado, o que ainda não. Objetivos alcançados sim e não, mas realizados: a primeira missão.
Conclusões e/ou Recomendações Recomenda-se vivamente para quem não viu, que assista as “lives”, estão disponíveis. Depois ou mesmo antes, leia o “Livro do Beijo”, Diálogos Bucaleiros - Reflexões em Tempos Pandêmicos com seus 16 capítulos, autores (re)conhecidos e temática variada. Recomenda-se que as discordâncias, dúvidas, não sejam guardadas. Encaminhe para o GT, provoque, faça-o amanhecer sem tantas certezas estabelecidas ou pautadas. Elogios também recebemos!
|