SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43058 - ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM MODELO LÓGICO DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA A EQUIPE DO NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA CAROLINA DUTRA DEGLI ESPOSTI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, WELLEN GÓBI BOTACIN - INSTITUTO CAPIXABA DE ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO, SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO, LARISSA HITOMI MORIGAKI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, LORENA FERREIRA - INSTITUTO CAPIXABA DE ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO, SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO, ANA ROSA MURAD SZPILMAN - UNIVERSIDADE VILA VELHA, ELZIMAR EVANGELISTA PEIXOTO PINTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO, LEDA ZORAYDE DE OLIVEIRA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, MARLY MARQUES DA CRUZ - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA (ENSP/FIOCRUZ)
Apresentação/Introdução A Política de Educação Permanente em Saúde (PEPS) é uma estratégia para a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores, incluindo as Equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (eNASF-AP). O Modelo Lógico (ML) é uma ferramenta de pesquisas de avaliação que evidencia os componentes de uma política e sua operacionalização, auxiliando na investigação da implementação da PEPS.
Objetivos O objetivo deste trabalho é descrever o processo de elaboração e validação do Modelo Lógico de implementação da PEPS na Atenção Primária à Saúde (APS) na visão dos profissionais das eNASF-AP no município de Vitória, Espírito Santo.
Metodologia Estudo de avaliabilidade, de abordagem mista, quantitativa e qualitativa, para elaboração e validação do ML de implementação da PEPS na APS na visão de profissionais das eNASF-AP no município de Vitória-ES. Elaborou-se o ML com base em documentos técnicos e legislativos e na literatura científica sobre a temática. Posteriormente, foi realizada sua validação, entre setembro e dezembro de 2021, por meio da avaliação de dois especialistas com experiência teórico-prática nas temáticas da PEPS, APS e eNASF-AP, visando a definição de um modelo mais pertinente à realidade prática do serviço. Foi realizada uma rodada de avaliação e finalização do ML a partir das indicações dos especialistas.
Resultados Foram selecionados para compor o ML os componentes: Planejamento (documentação e planos que orientam a execução da PEPS, de forma articulada com instituições e atores na estruturação e realização de ações de EPS para as eNASF-AP); Articulação Política (responsáveis pelo acompanhamento da PEPS, para que, articulados, planejem e executem as ações); Coordenação (presença e utilização dos recursos e ações de governança); Orientação conceitual, técnica e prática (difusão, entre os profissionais das eNASF-AP, do conceito de EPS, a qualificação profissional, a elaboração e realização das ações de EPS e de qualificação técnica, ofertando formação profissional).
Conclusões/Considerações A construção e a validação de um ML sobre a implementação da PEPS na visão das eNASF-AP no município de Vitória-ES facilita a visualização da operacionalização da política, permitindo a evidenciação dos elementos a serem avaliados, para identificação dos fatores relacionados à sua implementação. Representa uma valiosa ferramenta para a gestão, oportunizando a supervisão dos avanços de forma mais precisa dos níveis da intervenção.
|