Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42981 - PARTICIPAÇÃO DOS SUPERVISORES E PRECEPTORES NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS RESIDENTES EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ (ESP/CE)
DÉBORA JOYCE NASCIMENTO FREITAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, DENNIS MOREIRA GOMES - UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ, ADNA REGADAS ARAÚJO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ, MAÍRA DOS SANTOS ALBUQUERQUE - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ, DÉBORA OLIVEIRA CARVALHO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ, LETÍCIA RIBEIRO AZEVEDO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ, ARIDENIS DOS SANTOS LOPES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ, TIAGO AMARAL DE FARIAS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ, RAFAEL BRITO PAMPLONA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ, GERMANO LUCAS DE ARAÚJO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ


Período de Realização
A experiência da supervisão geral e preceptoria de campo e núcleo teve início em 2021

Objeto da experiência
Objetiva descrever a participação dos supervisores e preceptores na formação dos residentes em saúde da família e comunidade

Objetivos
O objetivo é descrever como as ações estratégicas realizadas pelos preceptores e supervisores, junto aos residentes da saúde da família e comunidade, contribuíram para o fortalecimento da residência multiprofissional e com as práticas de saúde, no território de atuação dos mesmos

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no município de Acaraú, pelos supervisores e preceptores atuantes na residência multiprofissional, vinculados ao município. Como estratégia pedagógica, sugerida pela ESP/CE, utilizaram-se as “rodas de gestão”, “rodas de campo”, “rodas de núcleo”. As rodas constituem espaços dialógicos de planejamento participativo, e que promovem o fortalecimento do vínculo dos residentes com o território de atuação.

Resultados
O preceptores supervisionam as atividades práticas realizadas pelos residentes nos campos de atuação, e tem formação mínima de especialista. Através das rodas da “roda de gestão”, é possível uma escuta ativa das demandas dos residentes, comunicando-se com a gestão municipal, assim como na “roda de campo”, debatem-se temáticas pertinentes ao campo de atuação, de forma ativa e dialógica, e na “roda de núcleo”, são discutidos temas e situações do dia-a-dia do serviço, por categoria profissional

Análise Crítica
As “rodas” como espaço de interlocução e problematização, através de discussões, leitura de textos com ênfase na família e comunidade, ou estudos de casos, possibilitam analisar as demandas do território e as condutas da prática profissional do residente .Através dessa metodologia, foi possível identificar as fragilidades e potencialidades dos profissionais residentes, que fortalecem competências e qualificam-se como profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), através da atuação na comunidade

Conclusões e/ou Recomendações
Assim, conclui-se que o apoio da supervisão e preceptoria no processo formativo dos residentes, através da sistematização das rodas, contribui para que os mesmos, articulem ações estratégicas inovadoras e projetos intersetoriais, direcionados para as necessidades do território. Além disso, a metodologia das rodas, utilizando planejamento estratégico, caracteriza-se como uma experiência inovadora, podendo ser replicada pelos profissionais do SUS