SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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42950 - A ATUAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL NO ORDENAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE E NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO SUS CESAR AUGUSTO INOUE - FCMSCSP, NIVALDO CARNEIRO JUNIOR - FCMSCSP
Apresentação/Introdução A gestão de recursos humanos em saúde possui desafios na adequação da força de trabalho diante de transformações econômicas, sociais e epidemiológicas; e na consolidação de sistema de saúde público e universal. Um dos caminhos para a superação dessas questões é a integração entre os serviços de saúde e as instituições de ensino.
Objetivos Analisar a atuação do gestor municipal de saúde no ordenamento de recursos humanos no SUS vinculado à integração ensino-serviço-comunidade.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso conduzido entre representantes da gestão da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerente de serviço de saúde e controle social que atuam com recursos humanos e com a integração ensino-serviço. Os dados foram produzidos pela aplicação de entrevistas semiestruturadas e submetidos a análise de conteúdo proposto por Bardin. Adicionalmente foram utilizados documentos públicos (decretos e portarias) e documentos técnicos relacionados à contratualização de campos de estágios e aos espaços formais de articulação entre atores do quadrilátero da formação em saúde. Esse material foi submetido à análise documental.
Resultados Os resultados demonstram que há incentivo à qualificação profissional baseada na aprendizagem significativa, mas com deficiências técnicas para sua execução; que a integração ensino-serviço é permeada por interesses unilaterais; que a contratualização dos campos de estágio é complexa e com hipertrofia de processos administrativos; que a articulação entre os diversos atores do quadrilátero ainda é frágil; que o arcabouço normativo ajudou o município a regular a relação entre as instituições de ensino e os serviços de saúde; que a parceria público-privada mostrou-se incipiente na superação de problemas de recursos humanos em saúde e no estímulo à integração ensino-serviço.
Conclusões/Considerações A construção de políticas nesse campo necessita de melhor articulação e fortalecimento entre os atores do quadrilátero da formação em saúde, com uma agenda comum comprometida com a discussão da qualificação profissional, do papel da preceptoria nos campos de estágio, do engajamento da parceria público-privada e da construção conjunta de planos de ensino que estimulem o trabalho em equipe e práticas colaborativas
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