Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42874 - POTÊNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE, SERVIÇO E ESCOLA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E RESIDENTES EM SAÚDE DA FAMÍLIA
MARLI TERESINHA CASSAMASSIMO DUARTE - UNESP, THAYNA SANTOS BUESSO - UNESP, ANA PAULA MEDEIROS - UNESP, ANA PAULA FRENEDA DE FREITAS - UNESP, JANAINA MARIA RODRIGUES MOMBELLI - UNESP, ANA JULIA GONÇALVES CAMILO - UNESP, BEATRIZ CAROLINE DE ARRUDA ANDRADE - UNESP, TATIANE AMÉRICO MULOTTO - UNESP


Período de Realização
A experiência foi desenvolvida nos meses de abril e maio de 2022.

Objeto da experiência
Formação de estudantes de graduação em Enfermagem em ação intersetorial voltada à vacinação de escolares, integrada à residência em Saúde da Família.

Objetivos
Relatar experiência de ensino de ação intersetorial voltada à vacinação de crianças de escola de ensino fundamental, junto à disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva, de universidade pública do Estado de São Paulo, em parceria com Unidade Básica de Saúde e integrada à residência em Saúde da Família.

Metodologia
A experiência se insere junto às atividades práticas da disciplina Enfermagem em saúde Coletiva, incluindo 30 graduandos em Enfermagem do 4º ano e três residentes, desenvolvida junto a uma unidade básica de saúde. Em contato com a escola de ensino fundamental, foram solicitadas listagem dos escolares e enviado bilhete aos pais solicitando carteira de vacina e autorização para vacinação. A triagem das carteiras foi realizada em conformidade com o calendário vacinal do Estado de São Paulo.

Resultados
Dentre 551 estudantes matriculados, 249 (45,2%) tiveram suas carteiras avaliadas, 143 (57,4%) encontravam-se em atraso vacinal ou em período de vacinação. Destes, 43 (30,1%) não tinham autorização dos pais. 84 (58,7%) crianças receberam vacina, sendo as mais aplicadas influenza (51), Febre Amarela (45) e HPV (16) e as demais orientação para vacinação na unidade de saúde. Antes de vacinar, os graduandos realizaram atividade educativa em cada sala de aula, adequada à faixa etária das crianças.

Análise Crítica
Apesar do empenho dos professores, houve elevado percentual de ausência de carteiras de vacina, assim como de pais/responsáveis que não autorizaram a vacinação de seus filhos, o que pode estar relacionado à disseminação de notícias falsas e escasso apoio governamental. A ação educativa mostrou que muitas crianças tinham conhecimento adequado sobre a importância da vacinação para proteção contra doenças infecciosas e foi eficaz no preparo das mesmas para receberem a vacina com tranquilidade.

Conclusões e/ou Recomendações
As ações desenvolvidas contribuíram, além da atualização vacinal de parte dos estudantes da escola, com a integração de graduandos, residentes e profissionais da saúde e educação, permitindo reflexões sobre a potência da intersetorialidade e da influência negativa de notícias falsas nas decisões da população sobre saúde. Ressalta-se a importância do ensino em saúde no Sistema Único de Saúde e a integração universidade, serviços e comunidade.