SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
42856 - A DIMENSÃO POLÍTICA NO SUS: A EXPERIÊNCIA DO ESPAÇO DE DEBATES E VIVÊNCIAS POLÍTICAS EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE. CARINE DA FONTOURA FERNANDES - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO., FRANCIELLY MURIA SANTOS - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO., SOFIA LOPES PICCININI - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE. GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO., PATRÍCIA CEMIN BECKER - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE. GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO.
Período de Realização Desde a implementação do espaço como parte do projeto pedagógico: de 2017 até hoje.
Objeto da experiência Espaço de Debates e Vivências Políticas: um espaço assegurado para formação política, em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde.
Objetivos Garantir um espaço crítico-reflexivo assegurado - em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (PRMSFC) - para formação política no e para o SUS, que estimule reflexões críticas e a atuação política das/os residentes.
Metodologia O Espaço compõe a carga horária teórico-prática obrigatória de um PRMSFC. São realizados dois encontros ao ano, construídos por um grupo de trabalho (GT) composto por trabalhadoras contratadas e residentes. Os temas, as metodologias e as/os convidadas/os escolhida/os para os encontros se dão conforme as sugestões do grupo de residentes e o cenário atual, correspondentes à perspectiva da Reforma Sanitária Brasileira. Durante os encontros, as participantes do GT ocupam o lugar de facilitadoras.
Resultados A experiência tem contribuído para a formação visto que se propõe a aprofundar a discussão, em espaço respaldado para tal, sobre a dimensão política como parte constitutiva do SUS e da atuação profissional. Observa-se que o Espaço tem sido uma instância importante para problematizar a leitura de realidade com o grupo de residentes, no que se refere ao reconhecimento do modo de produção capitalista, da formação sócio-histórica do Brasil e os impactos na vida da classe trabalhadora.
Análise Crítica No contexto de desmonte das políticas sociais, focalização e centralidade do modelo biomédico, é fundamental garantir uma formação de profissionais que se reconheçam enquanto agentes de transformação social e que contribuam nas lutas que se constroem no tecido social. Nessa perspectiva, o Espaço é visto como um caminho possível para estimular as/os residentes à reflexão sobre o papel político que podem desenvolver, no âmbito coletivo, superando práticas fragmentadas e individualizadas.
Conclusões e/ou Recomendações O Espaço tem sido reconhecido como uma instância de construção participativa, considerando os encontros organizados a partir da decisão coletiva. Enquanto um espaço de formação, vem contribuindo com a identidade política do PRMSFC, possibilitando reflexões, debates e ações acerca dos desafios em desenvolver o papel político de profissionais em formação no e para o SUS, enquanto agentes de transformação social.
|