42763 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: CÍRCULO DE CULTURA INTEGRANDO ABORDAGENS EDUCACIONAIS SOBRE TUBERCULOSE E HANSENÍASE PELO PROJETO INTEGRADTN++ NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN ASKANIO BATISTA TEIXEIRA - NHR BRASIL, FORTALEZA/CE, BRASIL., ANA PATRÍCIA TARGINO DE MEDEIROS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, MOSSORÓ/RN, BRASIL., ANTÔNIA DE ARAÚJO DANTAS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, MOSSORÓ/RN, BRASIL., JOSÉ ALEXANDRE MENEZES DA SILVA - NHR BRASIL, FORTALEZA/CE, BRASIL., JULIANA MARIA DE MEDEIROS SILVEIRA - ASSOCIAÇÃO BRASIL SAÚDE E AÇÃO MOSSORÓ/RN, BRASIL., LORRAINY DA CRUZ SOLANO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, MOSSORÓ/RN, BRASIL., MAURICIO LISBOA NOBRE - GISELDA TRIGUEIRO HOSPITAL, NATAL/RN, BRASIL, MÉRCIA CRISTINA FREITAS DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, MOSSORÓ/RN, BRASIL, PAULA YURI SUGISHITA KANIKADAN - NHR BRASIL, FORTALEZA/CE, BRASIL., ROSSANA MÁRCIA OLIVEIRA DE MEDEIROS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, MOSSORÓ/RN, BRASIL.
Período de Realização O Círculo de Cultura ocorreu em agosto e setembro de 2021 no município de Mossoró - Natal.
Objeto da experiência Relatar a aplicação do Círculo de Cultura de Paulo Freire no processo de construção de materiais educativos, integrando hanseníase e tuberculose.
Objetivos Compartilhar vivências na realização de Círculo de Cultura para produção de materiais educacionais com linguagem popular, integrando abordagens de prevenção, vigilância e cuidado relacionadas a tuberculose e hanseníase.
Metodologia A realização do Círculo de Cultura visa ensejar uma vivência participativa, com ênfase no diálogo e na reflexão-ação, para a construção de materiais educativos, com participação ativa de membros da comunidade. Esta intervenção, proveniente do projeto IntegraDTNs++, coordenado pela NHR Brasil, ocorreu durante dois dias da oficina realizada na área de atuação de uma Equipe de Saúde da Família. Foram envolvidas 13 pessoas (profissionais de saúde, usuários e equipe NHR Brasil) numa oficina de 8h.
Resultados Durante o primeiro 1ª oficina ocorreu três movimentos: investigação do universo vocabular dos participantes; exposição e problematização de materiais já produzidos sobre hanseníase e tuberculose; e tematização e a decodificação de temas e palavras. Na 2ª oficina deu-se uma rica discussão sobre o conteúdo proposto para o material de educação em saúde, assim como a sua materialidade. Ao final, obteve-se um tecido como material interativo, e um fanzine para distribuição na comunidade.
Análise Crítica Para construção e uso adequado de materiais educativos, a visão crítica e reflexiva dos potenciais consumidores, é essencial. Questões como: o que produzir? para quem produzir? Como o produto alcançará o público e as metas estabelecidas, são respostas a serem construídas a partir do território alvo da intervenção. Esta construção participativa contextualizada a realidade, associada a um processo de planejamento para seu uso, ampliam o potencial de transformação de práticas promotoras de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações As abordagens de educação em saúde sobre tuberculose e hanseníase tendem a reproduzir práticas biomédicas, o que reduz a potência da ação pedagógica. O Círculo de Cultura promoveu um espaço de intervenção educativa totalmente aproveitada na construção do conhecimento coletivo, envolvendo diferentes vivências. Além disso, mostrou-se potente para transformações de práticas de indivíduos, famílias e comunidade futuramente alvos das intervenções.
|