Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42714 - A PERCEPÇÃO DO DOCENTE SOBRE O PRIMEIRO CONTATO DO ACADÊMICO DE MEDICINA COM O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
LETÍCIA LEMOS JARDIM - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS., CAMILA MENEZES SABINO DE CASTRO - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS., SUMAYA CECILIO - DEPARTAMENTO DE EXTENSÃO /FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS., EDNA LÚCIA CAMPOS WINGESTER - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS., SHIRLEI BARBOSA DIAS - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS., CECÍLIA MARIA LIMA CARDOSO FERRAZ - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS., BRUNA CALADO PENA - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS., GABRIELA MACIEL DOS REIS - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS., VALQUÍRIA FERNANDES MARQUES VIEIRA - DEPARTAMENTO DE EXTENSÃO E SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS., AUGUSTO RANGEL MATTOS JARDIM - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS.


Período de Realização
Dois semestres da disciplina de Práticas em Saúde Coletiva I (PSC-I), de agosto/2021 a junho/2022.

Objeto da experiência
Percepção dos docentes sobre o primeiro contato do aluno do curso de Medicina com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos
Descrever a percepção do docente sobre o primeiro contato do acadêmico de medicina com o SUS.

Metodologia
Docentes do curso de Medicina de uma Faculdade privada de Belo Horizonte-MG, acompanharam, durante dois semestres letivos, grupos de 7 a 10 alunos, em sua primeira experiência, contato e inserção na Atenção Primária e SUS. Os docentes, por meio da observação ativa e condução de grupos de discussão, avaliaram o envolvimento e a evolução do aluno com o território, a comunidade e o reconhecimento dos determinantes sociais.

Resultados
Observou-se que os alunos estranharam o território no primeiro contato, ao se depararam com o oposto da sua realidade socioeconômica, o que resultou em uma importante carga emocional para alguns. Entretanto, a partir da inserção no território e apropriação teórico-prática, os docentes observaram uma evolução positiva na postura dos alunos ao longo do semestre, estando, ao final, mais comprometidos com a comunidade e mais atentos ao cuidado humanizado.

Análise Crítica
A disciplina propicia que alunos da geração Z, com condição socioeconômica favorável, vivenciem situações vulnerabilidade. Em sua maioria, os alunos não são usuários dependentes do SUS e a melhor oportunidade de contato com o sistema será na graduação, o que aumenta a responsabilidade do aparelho formador em apresentar adequadamente a estrutura da saúde. Assim, PSC-I propiciou o entendimento sobre o SUS e valorização da equipe multidisciplinar, em um cenário ensino-aprendizagem diversificado.

Conclusões e/ou Recomendações
Os docentes observaram o quanto a disciplina contribui para o amadurecimento dos alunos ao longo do semestre, incluindo postura, comunicação verbal e não verbal com a comunidade, reconhecimento do território e escuta. Ainda, além do papel norteador da apresentação do SUS e das determinantes sociais, os professores têm importante contribuição na formação dos alunos críticos, reflexivos e humanizados.