Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42696 - DOAÇÃO DE LEITE HUMANO NO CONTEXTO DA INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVIRUS
MARTA REJANE VASCONCELOS COSTA MOREIRA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE, MAYRA RAMOS BARBOSA DA SILVA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE, BEATRIZ ANDRADE DE ARAÚJO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CRISTINA VALENÇA AZEVEDO MOTA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE, LUIZ VALÉRIO SOARES DA CUNHA JÚNIOR - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE


Período de Realização
Janeiro a dezembro 2021

Objeto da experiência
Doação de leite humano

Objetivos
Estimular a doação de leite humano, diante das dificuldades e medo, no contexto da pandemia pela infecção do Novo Coronavirus.

Metodologia
A metodologia utilizada foi a Metodologia Ativa do Ensino.

Resultados
No período de janeiro a dezembro de 2021, foi registrado no Sistema da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, uma doação de 10.440, 8 litros de leite humano em Pernambuco, totalizando um percentual de aumento de 16, 22% em relação a 2020.

Análise Crítica
Tendo em vista o surgimento da infecção pelo Coronavirus, e as recomendações do Ministério da Saúde e do Governo de Pernambuco, tivemos que reorganizar as ações de promoção a doação de leite humano, adotando estratégias como, webpalestras, qualificando 1.369 profissionais e elaborados e emitidos Cards e Notas Técnicas com recomendações e orientações para a promoção do aleitamento materno e doação do leite humano, durante a pandemia do COVID-19.

Conclusões e/ou Recomendações
O leite materno é importante para o desenvolvimento da criança, protegendo sua saúde e suprindo as necessidades nutricionais até os seis meses de vida.
O estímulo à doação de leite materno é fundamental e tem se tornado uma das principais ações para a promoção à saúde de crianças nascidas prematuras ou de baixo peso e que encontram-se internadas em unidades neonatais.