SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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42542 - AÇÕES FORMATIVAS DA COMISSÃO ESTADUAL PERMANENTE DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO DA XII GERES DE PERNAMBUCO: I CURSO DE FORMAÇÃO DE PRECEPTORES ANTONIO FLAUDIANO BEM LEITE - XII GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE/SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE/PERNAMBUCO, ERLENE ROBERTA RIBEIRO DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, DANIELE UCHÔA BARROS ALVES - XII GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE/SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE/PERNAMBUCO, FELIPE MAIA TARDIEUX - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, IONE MARIA BERNARDO HENTRINGER - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, JOSE RONALDO VASCONCELOS NUNES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, MAURICÉA MARIA DE SANTANA - PREFEITURA DO RECIFE
Período de Realização O Curso de Formação de Preceptores foi realizado em novembro de 2021 a fevereiro de 2022.
Objeto da experiência Capacitar profissionais de saúde para a execução da preceptoria nos municípios contemplados pela décima segunda regional de saúde de Pernambuco.
Objetivos Transmitir aos profissionais de saúde o saber sobre a função, políticas e contexto histórico do exercício da preceptoria; Apresentar práticas e ferramentas para o auxílio no exercício da preceptoria; Desenvolver a compreensão do serviço como um espaço de aprendizagem e ensino.
Metodologia O curso foi realizado no formato EaD, com carga horária de 40h divididos em atividades síncronas e assíncronas. Os encontros síncronos ocorreram na plataforma Google Meet e consistiram em exposições e debates mediados por um facilitador. As atividades assíncronas foram enviadas e realizadas usando o Google Drive ou Google Forms. Os encontros síncronos consistiram em exposições e debates mediados por um dos facilitadores. Foram utilizadas técnicas de brainstorming, análise SWOT e 5W2H.
Resultados Foram realizadas 6 turmas com a participação de 107 profissionais de saúde, destes 94% foram servidores e 6% residentes ou estudantes. Apenas 54,2% (n=58) alcançaram 75% de frequência. Entre as dificuldades levantadas usando a tempestade de ideias e análise SWOT as principais foram: falta de diálogo entre preceptor e aluno, falta de acolhimento, sobrecarga de atividades e a pandemia. Entre as forças identificadas pelos participantes estão: união, trabalho em equipe, comunicação e etc.
Análise Crítica Foi observado que a assiduidade dos participantes se reduzia ao decorrer das semanas, devido a rotina do trabalho. Ao explorar as fragilidades externas e internas colocadas pelos participantes na análise SWOT quanto ao exercício da preceptoria foi vista a tentativa de sanar as mesmas na atividade de planejamento 5W2H, feita ao final do curso. Também foi notável em falas a mudança de visão quanto a atividade de preceptoria, revendo-se condutas, deveres e direitos no exercício da preceptoria.
Conclusões e/ou Recomendações Visto a alta quantidade de inscrições e interações propostas em um modelo horizontal de ensino colocando sempre o contexto de trabalho como foco dos debates, para além da certificação, a maioria dos participantes também saiu do curso com o conhecimento e a capacidade de desenvolver a preceptoria qualificada de estagiários e residentes, tomando os devidos cuidados tanto para conforto do cidadão atendido quanto do acolhimento do discente.
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