Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42503 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA GESTANTES E PUÉRPERAS ACERCA DAS TÉCNICAS E POSIÇÕES DE AMAMENTAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA ARCADA DENTÁRIA DA CRIANÇA
VALDIRENNI DOURADO DA CONCEIÇÃO PEREIRA - FATEFIG, JEOVÁ DOS SANTOS - FATEFIG, JOÃO DE ASSIS SILVA. - FATEFIG, LIGIA MOTA BRITO - FATEFIG, WALBER DIEGO GOMES GEOCA - FATEFIG, FABIANO DE PAIVA SALES - FATEFIG, ANA GABRIELLE PINHEIRO CAVALCANTE - UEPA, LARISSA DE CÁSSIA PINHEIRO DA CONCEIÇÃO - UEPA, PAULA GISELY COSTA SILVA - UEPA, ALOMA SENA SOARES - UEPA


Período de Realização
Realizado de outubro a novembro de 2021, no estágio de Saúde Pública do Curso de Odontologia.

Objeto da experiência
Promover educação em saúde para gestantes e puérperas acerca do aleitamento materno e as técnicas corretas de posicionamento durante a amamentação.

Objetivos
Informar às gestantes e puérperas sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento orofacial do bebê, demonstrar a técnica correta para aleitamento materno e identificar a percepção das gestantes e puérperas a respeito do AME como fonte de prevenção de malformação dentária.

Metodologia
O presente estudo é uma pesquisa-ação, realizada na Estratégia Saúde da Família (ESF) Terra Prometida. O projeto foi desenvolvido em quatro momentos: Levantamento de informações com as Enfermeiras e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS); Roda de conversa para o planejamento da intervenção; Palestra educativa com o grupo das gestantes e puérperas; e Apresentação do projeto para as Enfermeiras e ACS do Centro de Saúde. Os recursos utilizados foram slides e folder educativo.

Resultados
A ação de educação em saúde acerca das técnicas e posicionamentos corretos durante a amamentação revelou a pertinência na escolha da temática, haja visto que a maioria dos participantes demonstraram desconhecer sobre a importância do aleitamento no que diz respeito ao desenvolvimento orofacial do bebê. Ademais, destaca-se que ao final da ação houve grande interesse por parte das gestantes e puérperas em fazer acompanhamento odontológico, tanto para si como para as crianças.

Análise Crítica
A inclusão da equipe de Odontologia na ESF foi um marco importante no âmbito do cuidado em saúde bucal, contudo, percebe-se que a odontologia precisa ser mais participativa nas ações de educação em saúde. No decorrer do projeto avaliou-se que tantos os profissionais de saúde quanto as gestantes e puérperas desconheciam a importância de realizar as técnicas corretas no ato de amamentar, bem como as vantagens da amamentação para a harmonização e desenvolvimento orofacial.

Conclusões e/ou Recomendações
O estudo demonstrou a necessidade da Educação em Saúde na ESF, especialmente no que se refere às ações voltadas às questões da Saúde Bucal, que ainda é pouco desenvolvida, focando na maioria das vezes nos atendimentos dentro do consultório odontológico. Ademais, ações como esta possibilitam maior autonomia aos usuários, pois oferecem a estes informações sobre cuidados muitas vezes negligenciados por falta de conhecimento sobre o assunto.