SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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42421 - INTERDISCIPLINARIDADE E CIÊNCIAS SOCIAIS NA SAÚDE: IMAGINÁRIO, PRESENÇA E TRANSVERSALIDADE EM UM INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA NA AMAZÔNIA RUI MASSATO HARAYAMA - UFOPA, TEÓGENES LUIZ SILVA DA COSTA - UFOPA, LÍBIA DANIELE OLIVEIRA JATY - UFOPA, ADAILTON DE JESUS GOMES COSTA - UFOPA, ELAIDE TAPURI WAI WAI - UFOPA, EDINARA WAI WAI - UFOPA, EDENIRA NUNES COSTA - UFOPA, JÉSSICA SABRINA REBELO LOURIDO - UFOPA
Período de Realização Março de 2020 a Março de 2021
Objeto da experiência Relatar a inserção das Ciências Sociais e Humanas (CSH) e da Interdisciplinaridade (I) em um Instituto de Saúde Coletiva (ISC) no interior da Amazônia.
Objetivos Analisar a presença das CSH nos cursos do ISC, descrever a sua interface com a I, analisar a percepção a partir dos docentes e discentes, discutir o impacto das CSH na formação e avaliação dos cursos.
Metodologia Foram analisados os Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC) dos cursos e quantificadas as cargas horárias das disciplinas das CSH e I, assim como o perfil dos docentes responsáveis por esses componentes. Relatos de docentes e discentes foram coletados e analisados para adensar o entendimento do impacto destas disciplinas também, foram avaliados os documentos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e documentos de avaliação dos cursos de graduação.
Resultados O ISC conta com 3 graduações, com entrada pelo Interdisciplinar em Saúde (BIS) e progressão para Saúde Coletiva (SC) ou Farmácia (F). A carga horária é de 90 horas para CSH e 740 para I. O modelo foi bem pontuado pelo INEP, recebendo conceito 4 para o BIS e 5 SC e F. Os docentes de CSH têm formação estrita na área e relatam baixa visibilidade e prestígio do tema. Os discentes ressaltam a importância das CSH para a compreensão da complexidade do processo saúde-doença no contexto multiétnico.
Análise Crítica A inserção dos componentes das CSH junto às disciplinas I no início da formação gera a diluição e tratamento das CSH de forma transversal e meramente acessória. A análise positiva das avaliações externas é relatada pelos discentes que obtém das CSH instrumental para a análise dos cenários de saúde. O mesmo prestígio não é relatado pelos docentes, seja na distribuição de atribuições administrativas e financiamento de projetos. A I não é conceituada e compreendida de forma indefinida pelos atores.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência dos docentes e discentes demonstra que apesar das CSH serem avaliadas como importantes para a formação complexa do profissional de saúde, persiste a imagem de um componente acessório e inicial diante dos componentes técnicos, estes vistos como mais importantes na formação destes profissionais. Recomenda-se que a inserção das CSH seja realizada de forma estruturada ao longo da formação, incluindo atividades práticas.
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