Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42362 - EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE POR MEIO DE OFICINA SOBRE EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS E COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL NA FEIRA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMARGO/RS
MAURO DOS SANTOS ORTIZ - UFFS, DEISE ZWIRTES - UFFS, HELOÍSA MARCELLE DA SILVA BRITO - UFFS, MARIA EDUARDA RODRIGUES DA SILVA - UFFS, BRUNO ZILLI PERONI - UFFS, NICOLAS GALVÃO DE MORAES - UFFS, PRISCILA PAVAN DETONI - UFFS, VANDERLÉIA LAODETE PULGA - UFFS, ANDRIELI BOEIRA BARREMAKER - UFSS, MAURO DOS SANTOS ORTIZ - UFFS, DEISE ZWIRTES - UFFS, HELOÍSA MARCELLE DA SILVA BRITO - UFFS, MARIA EDUARDA RODRIGUES DA SILVA - UFFS, BRUNO ZILLI PERONI - UFFS, NICOLAS GALVÃO DE MORAES - UFFS, PRISCILA PAVAN DETONI - UFFS, VANDERLÉIA LAODETE PULGA - UFFS, ANDRIELI BOEIRA BARREMAKER - UFSS


Período de Realização
A oficina foi realizada no dia 18/03/2022, entre 9 e 17 horas, em uma Feira Municipal de Saúde.

Objeto da experiência
O público-alvo foi a população infantil de Camargo - RS, em idade escolar, de 4 a 10 anos de idade, com matrículas ativas nas escolas municipais.

Objetivos
Sensibilizar as crianças, por meio de diálogo e material audiovisual, sobre a importância de expressar seus sentimentos e, em alusão ao dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual, tratar sobre quais partes do corpo podem ser tocadas, por quem, e indicar ações cabíveis em casos indesejáveis.

Metodologia
Em um estande da Feira de Saúde de Camargo, elaborou-se uma “sala de cinema” com computador, telão, cadeiras e atividades impressas de desenhos dos personagens do filme "Divertidamente". No espaço, foi realizada uma conversa em grupo que consistia em uma dinâmica de diálogo sobre as emoções e entrega da impressão para as crianças pintarem em casa, logo após esse momento, apresentou-se o vídeo com a história da "Pipo e Fifi: ensinando proteção contra violência sexual".

Resultados
Durante o dia, passaram crianças com idade entre 4 e 10 anos, com as quais obteve-se diálogos diferentes conforme idade e nível de conhecimento prévio, sobre os temas supracitados. Percebeu-se que o conhecimento popular tinha o saber de que existem limites sobre onde podem ou não tocar ou ser tocadas, e que as crianças demonstram, no geral, saber falar e expressar seus sentimentos em diferentes contextos, embora houve crianças que não se expressaram ou não souberam verbalizar os pensamentos.

Análise Crítica
Notou-se que, para as crianças, os professores são pessoas nas quais depositam confiança e a quem expuseram contar sobre suas individualidades. Percebeu-se que a comunidade continha conhecimentos quanto aos sentimentos e fatores de violência sexual, porém, via de regra, aqueles que não se manifestaram verbalmente podem estar recebendo tais informações recentemente e precisam se empoderar para falar sobre.

Conclusões e/ou Recomendações
Dinâmicas de educação popular em saúde são fundamentais para a aplicação da ciência no cotidiano familiar e para a promoção da autonomia dos cidadãos, conforme proposto pelo SUS. Sem evidências de que tenha ocorrido alguma forma de violência com as crianças, o fato de lhes dar abertura para o diálogo pode lhes fazer optar por expressar seus sentimentos e se tornar pessoas críticas e instruídas para se defender contra qualquer tipo de violência.