Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42209 - A EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES DE ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DA SAE DURANTE AS CONSULTAS EM UMA UNIDADE DOCENTE ASSISTENCIAL.
VICTÓRIA ALMEIDA SANTOS NASCIMENTO - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA, CAROLINE LUTHIANE LINS MELO - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA, JULIANE LINS VENTIN DE SOUSA - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA, PAULA ARRANA DE OLIVEIRA SANTOS - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA, TÁBATA CERQUEIRA NASCIMENTO NOBRE - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA


Período de Realização
Os atendimentos de enfermagem ocorreram no período de maio de 2021 a maio de 2022.

Objeto da experiência
Aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em uma unidade docente assistencial (UDA).

Objetivos
Relatar a experiência de residentes de enfermagem na aplicação da SAE implantada nas consultas em UDA, no Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP), localizado no bairro de Pau da Lima, na cidade de Salvador-BA.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência sobre a atuação de residentes de Enfermagem na assistência à população adscrita da UDA. A SAE é utilizada nos atendimentos de planejamento sexual e reprodutivo, pré-natal, preventivo, puerpério, abordagem sindrômica e cuidados aos pacientes hipertensos e diabéticos. Os instrumentos são compostos de perguntas que norteiam a anamnese, a realização do exame físico, o diagnóstico de enfermagem, planejamento/implementação e a avaliação nas consultas de retorno.

Resultados
A SAE valida a práxis da enfermagem como ciência e facilita o processo de inserção do residente na assistência através da sequência norteadora contida no instrumento. A consulta ocorre de forma sistematizada e toda dimensão do indivíduo é contemplada. Iniciamos com a anamnese e a coleta de dados socioeconômicos, antecedentes familiares e pessoais. O exame físico é estruturado e singular para cada atendimento, seguido da seleção dos diagnósticos de enfermagem para prescrição das intervenções.

Análise Crítica
Estes instrumentos norteiam o residente de enfermagem durante o atendimento, sendo esse muitas vezes recém-formado e inexperiente. No entanto, a contribuição mais importante é para a população atendida na unidade, cerca de 6.000 famílias, tendo em vista que eles propiciam a realização de consultas diferenciadas. A SAE é referenciada nos manuais do Ministério da Saúde, na Classificação Internacional da Atenção Primária e na Classificação Internacional das Práticas da Enfermagem em Saúde Coletiva.

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se enfatizando a necessidade de tornar os atendimentos de enfermagem mais sistematizados para que todos os profissionais sigam uma mesma linha nos atendimentos, ofertando à população uma atenção de qualidade e resolutiva, para que dessa forma os usuários sintam-se acolhidos. Recomenda-se a efetivação da SAE nos atendimentos na Atenção Primária à Saúde, diante da sua importância para a assistência e a visibilidade da profissão.