SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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42189 - BARRAQUINHAS DA SAÚDE E MOVIMENTO ESTUDANTIL: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE, CONSOLIDAÇÃO DA CIDADANIA E LUTA PELA DEMOCRACIA LETÍCIA HELENA BRAGA MIRANDA - UFMG, LUÍS GUSTAVO FRAGA BELOTTO - UFMG, LUANA CARDOSO DORNELAS - UFMG, GABRIELLY SOUZA SENA - UFMG, MARCUS VINICIUS RIBEIRO CRUZ - UFMG, CAROLINA SANTIAGO FERNANDES - UFMG, BEATRIZ BENEDICTO - UFMG
Período de Realização As barraquinhas foram realizadas em 4 datas: 02/10/2019, 22/07/2021, 11/08/2021 e 09/06/2022
Objeto da experiência Atividades políticas de educação em saúde realizadas pelos membros do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e outros alunos de medicina da UFMG
Objetivos Sistematizar a experiência pedagógica dos alunos ao abordar a população que frequenta a região hospitalar de Belo Horizonte (BH), para conscientização sobre temas pertinentes de saúde pública, concomitante ao exercício e aprimoramento de habilidades de comunicação dos discentes
Metodologia Foram abordados pedestres na região hospitalar de BH para a aferição de pressão e realização de glicemia capilar e testes rápidos para HIV. Nessa oportunidade, construíram-se diálogos sobre temas de saúde pública, como alocação de verbas públicas, valorização do SUS, defesa da vacinação e importância de medidas de segurança durante a pandemia. Foram ainda distribuídas cartilhas com informações de políticas públicas atuais, visando aprofundar em temas relacionados à cidadania, educação e saúde
Resultados Tendo em vista o grande fluxo da região, foram atingidas centenas de pessoas, com as quais se dialogou sobre acompanhamento de saúde gratuito facilitado, importância de medidas de saúde pública e valorização de políticas públicas. A abrangência e participação do primeiro evento motivou a realização dos três outros, com foco na pandemia de COVID-19, em medidas preventivas e na conjuntura política do momento, possibilitando a ampliação da população atingida e a participação de dezenas de discentes
Análise Crítica Houve grande engajamento dos pedestres na ação por perceberem benefício próprio na oferta de uma avaliação de sua saúde. Isso culminou em maior receptividade dos abordados e em trocas mais efetivas, com esclarecimento de dúvidas, explicações sobre políticas públicas e combate às fake news. A diversidade de pessoas atingidas permitiu aos participantes trabalharem diversas ferramentas de comunicação e a adequação do diálogo a diferentes contextos, habilidade essencial à formação profissional
Conclusões e/ou Recomendações Os eventos revelaram uma grande potência para disseminação de informações de qualidade de forma acessível e efetiva, alcançando diversos grupos populacionais, e possibilitaram a seus integrantes um rico exercício de habilidades de comunicação. Assim, deve-se incentivar ações de educação em saúde como essas — acessíveis, construtivas e fora dos muros da universidade —, como estratégia para a consolidação da cidadania e luta pela democracia
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