SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
42125 - CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL RESPIRO: SENTIDOS DO TRABALHO EM SAÚDE NO COTIDIANO DA PANDEMIA- UMA EXPERIÊNCIA DE APOIO- FORMAÇÃO COM TALHADORES DA SAÚDE ELIANE CHAVES VIANNA - ENSP/FIOCRUZ, CARLOS EDUARDO COLPO BATISTELLA - EPSJV/FIOCRUZ, MONICA VIEIRA - EPSJV/FIOCRUZ, SUZE SANT’ANNA - INI/FIOCRUZ, MARIA RUTH DOS SANTOS - EPSJV/FIOCRUZ, ROBERTA CORÔA - EPSJV/FIOCRUZ, PATRÍCIA MENNA BARRETO FERREIRA - ENSP/FIOCRUZ, MICHELE NACIF ANTUNES - EPSJV/FIOCRUZ, INÊS NASCIMENTO DE CARVALHO REIS - ENSP/FIOCRUZ, FLAVIA DE ASSIS SOUZA - EPSJV/FIOCRUZ
Período de Realização 1 Período de realização do Curso - Agosto a Dezembro 2021
Objeto da experiência Compartilhar a experiência do Curso Respiro na perspectiva de apoio-formação aos trabalhadores da saúde na pandemia de Covid-19
Objetivos Discutir as expressões de penosidades e (re)-existências no trabalho em saúde suscitadas pela pandemia, buscando refletir sobre as diferentes dimensões do trabalho e suas articulações na contemporaneidade
Metodologia A metodologia participativa como estratégia pedagógica, a partir da perspectiva de “apoio-formação”, centralidade na escuta, acolhida e troca de experiências sobre as penosidades e (re) existências vivenciadas no processo da pandemia. Ao tomar como base a ideia de apoio-investigação, fundamento de nosso Projeto, o Curso pretendeu ser uma forma de apoio aos trabalhadores das instituições de saúde, por acreditar na importância e necessidade da troca de experiências e saberes no trabalho em saúde
Resultados Os momentos síncronos e o trabalho final demonstraram que o curso atingiu o propósito de ser uma pausa consciente e acolhedora para reflexão, compartilhamento de conhecimento, sentimentos e vivências do mundo do trabalho em saúde e de que é possível desenvolver um processo formativo acolhedor, participativo e afetivo no ensino remoto emergencial. Ficando como lição o apoio-formação como perspectiva formativa amorosa e geradora de conhecimento e saberes no campo do trabalho em saúde.
Análise Crítica O curso partiu da centralidade dos trabalhadores da saúde como atores sociais ativos na produção de saberes e conhecimentos, ou seja, agentes que constroem significados para a realidade vivenciada nos serviços, definindo sentidos para cada contexto. Compreendemos, portanto, a educação como um processo capaz de estimular o trabalhador da saúde na busca e no desenvolvimento de reflexões sobre a sua prática, colaborando para a ampliação da autonomia em suas atividades profissionais.
Conclusões e/ou Recomendações O Curso nos ensinou que é possível inovar de formar amorosa e criativa, em meio a mudanças bruscas e inesperadas dos processos de trabalho e que a construção coletiva continua sendo a grande estratégia para situações limites. Assim, o compartilhamento de relatos de práticas e sentimentos do cotidiano de trabalho nos serviços de saúde na pandemia, foi um potente instrumento para a reflexão e enfrentamento das penosidades e dos desafios cotidianos.
|