Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42091 - CONSTRUÇÃO E ELABORAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NO LETRAMENTO EM SAÚDE: AS QUATRO RECOMENDAÇÕES PRESENTES NO GUIA ALIMENTAR
LISIDNA ALMEIDA CABRAL - UECE, DAYZE DJANIRA FURTADO DE GALIZA - UECE, CLÁUDIA MACHADO COELHO SOUZA DE VASCONCELOS - UECE, ANAEL QUEIRÓS SILVA BARROS - UECE, SORAIA PINHEIRO MACHADO - UECE, CLARICE MARIA ARAÚJO CHAGAS VERGARA - UECE, HELENA ALVES DE CARVALHO SAMPAIO - UECE


Apresentação/Introdução
O Guia alimentar para a população brasileira é uma ferramenta de promoção da alimentação saudável. No entanto, é um material educativo predominantemente textual, de difícil leitura, e que exige escolaridade alta para compreensão, o que compromete o alcance de sua finalidade. Tal dificuldade ressalta a importância do letramento em saúde no processo de elaboração de materiais educativos.

Objetivos
Elaborar um vídeo educativo fundamentado no letramento em saúde sobre as quatro recomendações presentes no guia alimentar.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo metodológico de desenvolvimento de tecnologia, realizado em Fortaleza-CE, entre agosto e novembro de 2021. Na etapa de pré-produção, o roteiro foi elaborado com base nos fundamentos do letramento em saúde e avaliado pelo índice de legibilidade FrePort, adaptado de Flesch para a língua portuguesa. O storyboard foi construído a partir da ferramenta Canva e validado por juízes a partir da ferramenta Pacient Education Materials Assessment Tool (PEMAT), traduzida e validada para o Brasil. A produção do vídeo foi feita com o software Filmora. O vídeo foi avaliado pelos usuários da atenção primária com o instrumento de avaliação de tecnologia assistiva.

Resultados
O roteiro elaborado alcançou pontuação de 68,9 pelo índice FrePort, classificando-o como texto de fácil leitura, exigindo escolaridade em torno de 6º a 9º ano do ensino fundamental para compreensão. O storyboard alcançou pontuação de 100% tanto para o potencial de compreensão como de aplicação. O vídeo elaborado foi considerado adequado quanto aos objetivos, clareza, estrutura e apresentação e relevância e eficácia.

Conclusões/Considerações
O roteiro do vídeo desenvolvido à luz do letramento em saúde é de mais fácil leitura e exige menos anos de estudo para compreensão que a informação textual do guia alimentar. O storyboard e o vídeo elaborado foram considerados adequados pelos juízes e pelo público-alvo, respectivamente, podendo ser uma ferramenta de educação em saúde útil na atenção primária à saúde.