Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42020 - EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA EDUCACIONAL SOBRE GESTÃO EM SAÚDE NO PROCESSO DE TRABALHO DE GESTORES DO SISTEMA ÚNICO DE SAUDE (SUS)
DOUGLAS MORAES CAMPOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, MAKSANDRA SILVA DUTRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, MAYKON DOUGLAS SILVA SOARES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, ANA EMILIA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, ELZA BERNARDES MONIER - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CADIDJA DAYANE SOUSA DO CARMO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, PAOLA TRINDADE GARCIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, DEYSIANNE COSTA DAS CHAGAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO


Apresentação/Introdução
A Educação Permanente em Saúde (EPS) contribui para o aperfeiçoamento da base teórico-prática do trabalho em saúde. Colaboram para isso, programas de formação educacionais em diversas modalidades de ensino, incluindo a Educação a Distância, que favorece a construção de habilidades profissionais, como a autogestão e autoanálise, igualmente relevantes para a prática de gestão em saúde.

Objetivos
Analisar a efetividade de um programa educacional online sobre ‘Gestão em Saúde’ no processo de trabalho de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Metodologia
Pesquisa qualitativa com gestores de saúde egressos do ‘Programa de Formação Gestão em Saúde’, ofertado a distância pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA). Um questionário online sobre experiências no programa foi enviado aos egressos via e-mail, dentre os 106 respondentes, 30 eram gestores de saúde. Foram consideradas as respostas destes gestores na questão aberta: de que forma o programa contribuiu nas suas ações enquanto gestor de saúde? Para análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática balizada na ‘efetividade’ enquanto ‘impacto’, entendida como a repercussão do programa para o processo de trabalho dos participantes.

Resultados
Dos 30 participantes, 26 eram trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), 3 atuavam no SUS e no setor privado e 1 trabalhava unicamente no setor privado. Quanto às respostas, segundo os participantes, o programa de formação possibilitou a compreensão dos processos e instrumentos necessários para o planejamento em saúde, o entendimento dos fluxos de gestão dentro do SUS e serviram como base teórica para a condução das ações de gestão nos serviços públicos de saúde. Por outra perspectiva, um participante informou que o curso contribuiu para compreensão do SUS como um todo, mas não impactou sobre o seu processo de trabalho.

Conclusões/Considerações
Os resultados evidenciaram, especialmente, que o curso alicerçou uma base teórica para o planejamento em saúde. E, mesmo quando não houve repercussão sobre o processo de trabalho, os cursos serviram como fonte de compreensão do SUS em sua completude, conhecimento importante para os trabalhadores do sistema público de saúde.