Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42003 - POLÍTICA POTIGUAR DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: DIFICULDADES E POTENCIALIDADES
DINORAH DE FRANÇA LIMA - SESAP, RAYANE LARISSA SANTOS DE ARAÚJO MONTEIRO - SESAP, ROSANA LÚCIA ALVES DE VILAR - UFRN, LETÍCIA ABREU DE CARVALHO - SESAP, FERNANDA CARLA FAUSTINO DA SILVA - SESAP, ANA CARLA MACEDO DO NASCIMENTO - SESAP, FRANCISCO MAXWEL CARVALHO DA SILVA - SESAP, GEORGE SILLAS SILVA GOMES - SESAP, KAROLINE CÂMARA NORONHA - SESAP, MARCELO MAFORT DE OLIVEIRA - SESAP


Período de Realização
Junho de 2020 a Abril de 2022 na Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte.


Objeto da experiência
Relatar os avanços e perspectivas da Política de Educação Permanente em Saúde no Rio Grande do Norte.

Objetivos
Descrever as dificuldades e potencialidades da Política de Educação Permanente no estado do Rio Grande do Norte.


Metodologia
Trata-se de um relato de experiência dos trabalhadores da Subcoordenadoria de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública setor responsável pela condução da Política de Educação Permanente em Saúde. O período de análise foi de junho de 2020 a abril de 2022, com a utilização da observação participante e anotações em diário de campo. Os dados foram organizados por meio do Excel 2010, e analisados através de uma abordagem descritiva dos fatos.


Resultados
Ocorreu um processo de regulamentação da área através das publicações de Portarias que regulamentam os Núcleos e a Rede de Educação Permanente no RN, assim como realização de vários eventos direcionados a referida área: Simpósio Potiguar de Educação Permanente; Fórum da Comissão de Integração Ensino Serviço; Fórum das Residências em Saúde e Oficinas Regionais objetivando um diagnóstico regional visando subsidiar a construção da Política Potiguar de Educação Permanente em Saúde.


Análise Crítica
Observou-se dificuldades para a estruturação dos Núcleos de Educação Permanente nos serviços da rede estadual tanto de pessoal como física; Nas Oficinas Regionais de Educação Permanente constatou-se a ausência de um setor específico para responsabilizar-se pela condução da política, ficando a cargo mais da Vigilância e Atenção Primária; Nos fóruns realizados ocorreu uma boa adesão dos programas de residência e das Instituições de Ensino inseridos nas regiões de saúde do Rio Grande do Norte.


Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que será necessário implementar as normativas vigentes da gestão da Educação na Saúde. A partir do diagnóstico das Oficinas Regionais constatou-se a demanda para o fortalecimento dos processos de trabalho na área da Educação Permanente nos municípios e para melhoria da articulação do Estado com os municípios, tendo em vista o processo de construção da Política Potiguar de Educação Permanente em prol do fortalecimento do SUS-RN.