SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41765 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: O APRENDER E O ENSINAR RAPHAEL SILVA FIORESE - FAVENI, FELIPE KUTZ VIEIRA - FAVENI, MARIA ROZÁRIA DIAS ANDREÃO - FAVENI, CÍNTIA NOBRE DE LIMA - FAVENI, RENATA MENDONÇA ALVES LÍVIO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE DE MUQUI-ES, CAMILA BRUNELI DO PRADO - UFES, GISELE COELHO DESTEFANI - FAVENI, SILVANDIÊNIKA THAÍS SILVA LIMA - FAVENI, RODRIGUES FAVERO LORENZON - FAVENI, MIRELA DIAS GONÇALVES - FAVENI
Período de Realização A experiência foi vivenciada em maio de 2022.
Objeto da experiência Acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem no desenvolvimento de Educação Permanente em Saúde em campo de estágio curricular de Saúde Pública.
Objetivos Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem na implementação da Educação Permanente em Saúde (EPS) com os Agentes Comunitários da USF de São João de Viçosa, em Venda Nova do Imigrante (ES), contribuindo para formação dos estudantes e para qualificação dos profissionais de saúde.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem na abordagem do processo de EPS com ACS de São João de Viçosa em Venda Nova do Imigrante/ES. A atividade contou com as etapas: levantamento e definição das necessidades de aprendizagem; elaboração, execução e avaliação das atividades. A proposta foi fundamentada em métodos ativos de ensino/aprendizagem, utilizando-se a Roda de Conversa com o tema: adesão ao tratamento da hipertensão arterial pela população.
Resultados Observada participação ativa dos profissionais nas discussões, proporcionando troca de experiências entre os envolvidos, resultando em novos aprendizados. Percebido que os ACS sentiram-se acolhidos durante a Roda de Conversa, proporcionando maior abertura para ressignificação das práticas de saúde. Houve uma boa interação entre o grupo, contribuindo para o desenvolvimento de competências profissionais pelos estudantes.
Análise Crítica A vivência da EPS por estudantes de enfermagem tem papel relevante para formação acadêmica, aproximando ensino e serviço. A relação entre aprender e ensinar é parte do processo educacional e trás benefícios para ambos os envolvidos, oportunizando a voz e a escuta. A criação de um espaço de discussão em serviço é peça fundamental para compreensão do território e análise da realidade local, além de contribuir para a formação de profissionais críticos e reflexivos.
Conclusões e/ou Recomendações Considera-se importante que se promova troca de experiências e aprendizados entre estudantes e profissionais de saúde, tendo em vista o potencial de transformação da EPS no serviço. A integração e o diálogo entre os envolvidos contribui para a fluidez no processo de ensino/aprendizagem, estimulando os sujeitos ao protagonismo.
|