Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41730 - EDUCAÇÃO MÉDICA E INIQUIDADES NA ATENÇÃO À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA INTERNACIONAL
ANA MARÍA RICO - UFBA, UNPAZ (ARGENTINA), UNTREF (ARGENTINA), LILIANA SANTOS - UFBA, TIAGO SANTOS ALMEIDA - UNB


Apresentação/Introdução
No Brasil, indivíduos de determinados grupos sociais experimentam formas singulares de tratamento e acesso a tecnologias na atenção à saúde. Baseado na hipótese de que a qualidade diferencial do cuidado em saúde tem raízes na formação do pessoal de saúde, este trabalho analisa literatura científica internacional que aborda as relações entre educação médica e iniquidades na atenção à saúde.

Objetivos
A pergunta norteadora do estudo foi: Como se caracteriza a produção científica internacional sobre educação médica e iniquidades na atenção à saúde? Feito um panorama geral, trata-se de propor estratégias práticas e teóricas de intervenção no debate.

Metodologia
Revisão integrativa de literatura internacional na base Pubmed, a partir dos descritores “Medical education” + “inequality”, em inglês, português ou espanhol. De 72 artigos encontrados, 24 foram selecionados, aos que foram acrescentados outros 19, que foram encontrados a partir dos anteriores. Perante a escassez de trabalhos referentes ao encontro clínico, foi realizada uma busca específica, sendo coletados 8 artigos. Características formais dos trabalhos foram descritas e seus conteúdos foram categorizados, visando identificar consensos e debates nos 51 artigos estudados.

Resultados
Os artigos analisados abordam temas abrangentes (determinantes sociais, iniquidades em saúde) e específicos (raça/racismo e gênero). Destacam que estereótipos médicos interferem na qualidade do atendimento das “minorias”. Apresentam-se propostas de mudanças curriculares e pedagógicas. O aprendizado sobre elementos estruturantes da sociedade raramente abordados no ensino médico envolve a comunidade pedagógica em processos de diálogo, escuta e reflexão e requer das instituições de ensino clareza sobre o profissional que desejam formar. Saúde pública, ciências sociais e humanas, estudos raciais e artes podem contribuir para uma formação médica orientada ao combate das iniquidades em saúde.

Conclusões/Considerações
A produção científica internacional sobre educação médica e iniquidades em saúde pode fornecer subsídios para uma educação médica voltada para garantir o direito à saúde de qualidade com equidade no Brasil. Dialogando com a realidade nacional, os elementos encontrados podem sinalizar rumos para alinhar a formação médica às necessidades da população brasileira, aos princípios do SUS e às Diretrizes Nacionais de Medicina.