SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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41718 - ESCUTA QUALIFICADA NO ATENDIMENTO DE PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME NA PERSPECTIVA DA CLÍNICA AMPLIADA EM SAÚDE BUCAL. CATHARINE LUANNE DA CRUZ BATISTA - UEFS, ANA ÁUREA ALÉCIO DE OLIVEIRA RODRIGUES - UEFS
Período de Realização Início: 06 de dezembro de 2021 Fim: em andamento
Objeto da experiência Implementação da escuta qualificada e estratégias de acolhimento no atendimento a pacientes especiais em uma clínica-escola de Odontologia.
Objetivos Apresentar as experiências vivenciadas pelos integrantes do PET Odontologia UEFS durante o período de desenvolvimento das estratégias de acolhimento e escuta qualificada no PET Clínica, projeto que oferta atendimento odontológico a pessoas com doença falciforme e crianças com necessidades especiais.
Metodologia Foram realizadas capacitações com os discentes que fazem parte do projeto e com os colaboradores da clínica onde acontecem os atendimentos. O prontuário odontológico foi adequado para servir como guia no processo da escuta qualificada, a partir de questionamentos sobre aspectos socio-econômicos, culturais, familiares e individuais. Nos atendimentos, a anamnese é realizada fora da cadeira odontológica, em sala reservada, tornando mais confortável e colaborativo o momento da escuta qualificada.
Resultados As estratégias promovidas têm contribuído com a formação humanística dos estudantes, estimulando a produção do cuidado de forma integral, fugindo do caráter tecnicista muitas vezes exaltado nas clínicas-escolas. Além disso, têm tornado o ambiente clínico mais acolhedor, aumentando os níveis de satisfação quanto ao atendimento odontológico prestado. Tudo isso impacta diretamente na saúde da população atendida, diminuindo a evasão nos atendimentos e aumentando a eficácia dos tratamentos.
Análise Crítica As clínicas-escolas, de modo geral, se demonstram muito focadas no curativo, tecnicista e pouco voltadas para o cuidado. Este projeto tem ajudado a estender o conceito de clínica ampliada para a graduação do curso de Odontologia, impactando diretamente na interface universidade-comunidade. É preciso reconhecer cada pessoa como indivíduo singular, conhecer seu contexto social e familiar, e entender como tudo isso tem se relacionado com a saúde, para que assim o tratamento se mostre mais eficaz.
Conclusões e/ou Recomendações A estratégia tem sido fundamental no processo de retorno às atividades presenciais para restabelecer o vínculo com os pacientes, contribuir com a formação humanística dos estudantes e capacitar colaboradores quanto à importância do acolhimento. O projeto está em desenvolvimento e tem como referência trabalhos desenvolvidos pelo professor Carlos Botazzo. Ademais, conta com o apoio da PROEX-UEFS e do PET Odontologia.
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