SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41685 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE: TERRITÓRIALIZAÇÃO, MOBILIZAÇÃO SOCIAL E INTERSETORIALIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS ARBOVIROSES EDILENE DE MENEZES PEREIRA - EPSJV/FIOCRUZ, MAURÍCIO MONKEN - EPSJV/FIOCRUZ, RAIANE FONTES DE OLIVEIRA - EPSJV/FIOCRUZ, LUCIANA SEPÚLVEDA KOPTCKE - GEREB/FIOCRUZ, MARIA REGINA ARAÚJO DE VASCONCELOS PADRÃO - GEREB/FIOCRUZ, PRISCILLA PEDRETTE DE MELLO ALVES - GEREB/FIOCRUZ, MIGUEL ERNESTO GABRIEL COUCEIRO DE OLIVEIRA - MUSEU DA VIDA/COC/FIOCRUZ, CLARICE FERREIRA RAMIRO DE SOUZA - MUSEU DA VIDA/COC/FIOCRUZ, GILSON LUIZ DE ANDRADE - PREFEITURA MARICÁ - RJ, MARIANA SIQUEIRA SILVA - SEE/DF
Período de Realização Os cursos foram realizados no período de junho a dezembro de 2019 em Maricá-RJ e Ceilândia-DF
Objeto da experiência A educação profissional para a mobilização social na perspectiva da atuação intersetorial para a promoção da saúde e o enfrentamento das arboviroses
Objetivos Formar lideranças setoriais, institucionais e comunitárias com base na investigação de problemas de saúde e vulnerabilidades na articulação com os serviços de saúde e outros setores de governo, inserindo a população como sujeitos dinamizadores nos processos e nas práticas de saúde nos territórios
Metodologia Foram realizadas oficinas pedagógicas com parceiros locais, docentes e preceptores para formulação do curso, organizado a partir de estratégias pedagógicas como o método da Territorialização de Informações em Saúde e o Laboratório de Tecnologias Educativas e Comunicativas que promove a aprendizagem dos educandos por meio da criação de instrumento técnico-político para atuação educativa e comunicativa de mobilização social no território
Resultados Foram formados 40 alunos- profissionais da saúde (ACE e ACS), educação, saneamento, comunicação, assistência social e jovens da comunidade escolar. Essa interação destacou a importância da mobilização e diálogo entre profissionais e comunidade, provocando mudança na abordagem das arboviroses, de um enfoque em uma ação pontual de prevenção para a vigilância territorializada. Foram elaborados 5 Diagnósticos das Condições de Vida e Situação de Saúde e Planos de Ação, poesia, música, jogo e almanaque
Análise Crítica O currículo do curso articula conteúdos teóricos e práticos para o desenvolvimento de Planos de Ação que viabilizam a ação dialógica e o agir comunicativo com base no território e suas especificidades no modo de vida. Possibilita a articulação das dimensões da educação permanente – ensino; serviços de saúde; comunidade/controle social; gestão do sistema de saúde e a implicação de pessoas, trabalho/práticas, espaços sociais-saúde-cultura, significados, sentimentos e críticas
Conclusões e/ou Recomendações Promoveu a intersetorialidade na prevenção de arboviroses com base na educação para a mobilização.A formação territorializada dos profissionais da saúde, educação, outros setores e a população foram multiplicadas e resultou em ação intersetorial e plano de ação com intervenções no território, além de valorização do papel dos ACE e ACS para educação e promoção da saúde.Estimulou a inclusão do tema das arboviroses nos planos pedagógicos das escolas
|