Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41561 - ENTRE IDEALIZAÇÕES E ADVERSIDADES, A (RE)CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DO CEARÁ
ANA PAULA CAVALCANTE RAMALHO BRILHANTE - SESA/ ESP-CE, MIRNA NEYARA ALEXANDRE DE SÁ BARRETO MARINHO - SESA/ ESP-CE, ISRAEL COUTINHO SAMPAIO LIMA - SESA/ ESP-CE, CANDIDO SAMPAIO DE CASTRO NETO - SESA/ ESP-CE, SORAYA DA SILVA TRAJANO - SESA/ ESP-CE, TATIANE MOTA DE ANCHIETA - SESA/ ESP-CE, KILVIA PAULA SOARES MACEDO - SESA/ ESP-CE, ANAIR HOLANDA CAVALCANTE - SESA/ ESP-CE, MARIA REJANE BARBOSA DE ARAÚJO - SESA/ ESP-CE, MARIA JANAINA ALVES DE AZEVEDO- - SESA/ ESP-CE


Período de Realização
Maio de 2021 a junho de 2022 (em andamento).


Objeto da experiência
Proposições e articulações para o fortalecimento da Educação Permanente em Saúde (EPS), com base no Plano Cearense de
Educação Permanente em Saúde.



Objetivos
Descrever a proposta que vem sendo desenvolvida no estado do Ceará visando a (re)construção da EPS, a partir da implantação e/o implementação dos Núcleos de EPS nas regiões de saúde e nos municípios, com participação da gestão, instituições de ensino, trabalhadores de saúde e controle social.



Metodologia
Relato de experiência sistematizada, contemplando as cinco etapas propostas por Holliday, apontando as ações realizadas pelos articuladores e equipe técnica da ESP-CE do projeto Rede Estadual Saúde Escola (RESE), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde. As etapas foram disponibilizadas em quadros com análise, a partir da Política Nacional de EPS, demais normativas técnicas e literatura concernente à temática.


Resultados
O Plano Cearense de Educação Permanente em Saúde traz em seu primeiro eixo a ‘Construção e consolidação do Sistema de Saúde Escola’. Assim, realizou-se diagnóstico situacional em saúde abrangendo cenários de práticas, instituições formadoras, perfil sociossanitário e força de trabalho. Realizou-se articulação junto às instâncias de gestão, instituições de ensino, trabalhadores de saúde e controle social, elaboração de plano de atividades, manuais e documentos para apoio aos Núcleos de EPS.


Análise Crítica
A RESE por meio dos núcleos municipais e regionais de EPS propõe um trabalho integrado com base na formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentação das práticas do ensino na saúde, monitoramento e avaliação da PCEPS, apoio e incentivo às pesquisas nos territórios. Trata-se de uma proposta inovadora, que propõe a transformação dos diversos cenários (ensino, atenção, gestão e controle social em saúde) em espaços de formação para atuais e futuros trabalhadores do SUS.



Conclusões e/ou Recomendações
Apesar dos avanços para o fortalecimento da EPS, existem adversidades, em especial no cenário político, considerando que a materialização deste processo do nível micro ao macro, dependerá de questões que perpassam pela gestão do trabalho, implementação da PCEPS, compreensão e motivação dos atores envolvidos, e ainda, a implantação e/ou implementação da RESE em todos os municípios para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.